Refugiados sírios chegam à Alemanha como parte do acordo entre Turquia e UE

Imigrantes ficarão instalados provisoriamente no centro de amparo na cidade de Friedland, no noroeste do território alemão, de onde serão distribuídos para diferentes localidades

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

BERLIM - Um grupo de 16 refugiados sírios chegou nesta segunda-feira, 4, a Hannover, na região central da Alemanha, em um voo regular vindo da Turquia, como parte do acordo assinado entre a União Europeia e o país, que recebeu também o primeiro contingente de solicitantes de asilo devolvidos da Grécia.

Fontes do Escritório Federal para a Migração e os Refugiados da Alemanha confirmaram que os primeiros sírios aterrissaram nesta manhã no aeroporto de Hannover. A cidade vai receber um segundo grupo de imigrantes ainda nesta segunda-feira.

PUBLICIDADE

Eles ficarão provisoriamente instalados no centro de amparo da cidade de Friedland, no Estado da Baixa Saxônia, no noroeste do país, de onde serão distribuídos para diferentes localidades.

O Ministério do Interior da Alemanha afirmou no fim de semana que tentará considerar critérios como reagrupamento familiar, grau de vulnerabilidade e opções de uma boa integração na hora de receber os refugiados sírios.

Publicidade

Por sua vez, a Grécia iniciou também o processo de devolução dos imigrantes que chegam às ilhas do país para a Turquia, com o envio de 3 navios com 202 pessoas a bordo, a maior parte delas com origem no Paquistão e em Bangladesh.

O acordo firmado entre as partes ficou conhecido como "um para um". A cada sírio aceito pela União Europeia, outro em situação irregular será devolvido ao território turco. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.