MADRI - O rei emérito Juan Carlos I retornará à Espanha nesta quinta-feira, 19, e se reunirá com seu filho na próxima segunda-feira, depois de passar quase dois anos nos Emirados Árabes Unidos, onde investigações sobre sua fortuna foram arquivadas, informou a Casa Real nesta quarta-feira, 18.
Juan Carlos transmitiu à Casa Real “a sua decisão de viajar para a Espanha a partir de amanhã, 19 de maio, até à próxima segunda-feira, 23 de maio”, diz o comunicado, especificando que o rei emérito chegará na segunda-feira à Madri para estar com seu filho, o rei Felipe VI, e sua família, antes de retornar a Abu Dhabi, onde se estabeleceu em agosto de 2020.
Juan Carlos de Borbón, de 84 anos, deixou a Espanha para morar em Abu Dhabi após um escândalo envolvendo seus negócios irregulares no exterior. Desde então, ele não havia retornado ao país de origem.
Em 2020, a procuradoria da Suprema Corte espanhola abriu três investigações contra o ex-chefe de Estado, relacionadas à cobrança de 65 milhões de euros (cerca de R$ 324 milhões) para intermediar a construção do trem de alta velocidade Medina-Meca na Arábia Saudita. Investigadores tentaram determinar se Juan Carlos recebeu doações não declaradas e se escondeu fundos em paraísos fiscais.
No entanto, o Ministério Público arquivou todos os processos no ano passado, pois os fatos prescreveram ou aconteceram antes de 2014, quando o rei estava protegido pela inviolabilidade como chefe de Estado.
O regresso à Espanha depois de quase dois anos de estadia em Abu Dhabi é parte do desejo de Juan Carlos de “viajar frequentemente à Espanha para visitar familiares e amigos, e organizar a sua vida pessoal e o seu local de residência em áreas de natureza privada”, diz o comunicado da Casa Real.
Durante sua estada nos Emirados Árabes Unidos, Juan Carlos recebeu a visita de suas filhas, as infantas Elena e Cristina, mas não viu seu filho, o rei Felipe VI. /AFP e EFE
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.