EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Uma compreensão visual e analítica do que está acontecendo no mundo

Opinião | Como seria invasão do Canadá e por que obsessão de Trump em ampliar os EUA tem tudo para dar errado

Hoje, americanos e canadenses estão no meio de uma guerra tarifária que atrapalha a economia dos dois países

PUBLICIDADE

Foto do author Rodrigo da Silva
Atualização:

Donald Trump parece cada dia mais obcecado com a ideia de transformar o Canadá em um Estado americano. Só tem um problema. Falta combinar com os canadenses.

Hoje, Canadá e Estados Unidos estão no meio de uma guerra tarifária que atrapalha a economia dos dois países. O governo americano não parece disposto a recuar nessa história, mas o que aconteceria se os Estados Unidos invadissem o Canadá?

PUBLICIDADE

Num conflito direto, o Canadá teria muita dificuldade em vencer os Estados Unidos. A diferença no acesso a armamento e tecnologia militar entre os dois países é imensa. O Canadá só tem 120 tanques, os Estados Unidos tem quase 9.000. Hoje os canadenses podem contar com menos de 100 aeronaves militares em atividade, e metade delas está em manutenção.

Mas ao mesmo tempo, invadir o Canadá não seria tão fácil, viu? O Canadá é o segundo maior país do mundo, com quase 10 milhões de quilômetros quadrados. Qualquer força que decidisse invadir esse espaço, precisaria dar conta de cobrir distâncias imensas. E o norte do país é insuportavelmente frio, tomado por blocos de gelo quase o ano inteiro.

Trump anuncia tarifas contra carros canadenses no Salão Oval Foto: Doug Mills/NYT

Programa fronteiras

O programa Fronteiras será uma coluna em vídeo semanal. Os vídeos inéditos vão ao ar sempre aos sábados, às 9h, para assinantes do Estadão.

Publicidade

Cortes do programa são distribuídos ao longo da semana nas redes sociais e na coluna semanal de Rodrigo da Silva, publicada às segundas-feiras, às 20h.

Siga Rodrigo da Silva no Estadão

Fronteiras no Spotify

Fronteiras no Apple Podcasts

Fronteiras também no YouTube

Opinião por Rodrigo da Silva

É jornalista e criador do canal Spotniks, do YouTube. Em suas colunas, usa texto, vídeo, gráfico, mapa e fotografia para ajudar o público a entender os maiores eventos globais, com clareza e contexto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.