PUBLICIDADE

Rússia lança mísseis e atinge alvo a 100 km em teste no mar do Japão; veja vídeo

Os exercícios da Frota Russa do Pacífico ocorreram uma semana depois que o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida visitou a Ucrânia.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Rússia testou mísseis antinavio no mar do Japão, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa russo.

Duas embarcações lançaram um ataque simulado contra um falso navio de guerra inimigo, a cerca de 100 quilômetros de distância durante exercícios militares.

Os exercícios da Frota Russa do Pacífico ocorreram uma semana depois que o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, visitou a Ucrânia.

“Nas águas do Mar do Japão, barcos de mísseis da Frota do Pacífico dispararam mísseis de cruzeiro Moskit contra um alvo inimigo simulado no mar”, disse o ministério no Telegram.

O comunicado informa que dois navios participaram no exercício.”O alvo, localizado a quase 100 km de distância, foi atingido com sucesso por dois mísseis de cruzeiro Moskit”, acrescenta a nota.

Rússia lança mísseis de cruzeiro e atinge alvo a aproximadamente 100 km em teste no mar do Japão  Foto: Ministério da Defesa da Rússia / via AP

Os mísseis de cruzeiro Moskit têm capacidade para transportar ogivas convencionais e nucleares. Moscou destacou que a aviação naval supervisionou “a segurança do exercício de combate”.

O ministro japonês das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, denunciou “a multiplicação das atividades do exército russo no Extremo Oriente, incluindo as áreas próximas do Japão”.

Publicidade

“Vamos continuar vigiando de perto os movimentos do exército russo”, declarou o ministro.

A Rússia afirmou na semana passada que dois aviões bombardeiros estratégicos Tu-95 efetuara, “voos no espaço aéreo sobre águas neutras no Mar do Japão”.

Os voos dos bombardeiros aconteceram depois que Kishida visitou Kiev para uma reunião com o presidente ucraniano Volodimir Zelensky.

O Japão se uniu aos aliados ocidentais nas sanções contra a Rússia por sua ofensiva na Ucrânia. A costa russa do Pacífico é separada do Japão pelo estreito Mar do Japão./AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.