Autoridades russas e ucranianas anunciaram neste sábado, 14, uma troca de 206 prisioneiros de guerra intermediada pelos Emirados Árabes Unidos. A troca envolveu prisioneiros de ambos os lados do conflito, incluindo russos capturados na recente incursão da Ucrânia na região de Kursk.
A troca é a oitava do tipo desde o início de 2024, levando para 1.994 o total de prisioneiros de guerra trocados. Operações anteriores também foram intermediadas pelos Emirados Árabes Unidos.
Leia também
Na quinta-feira, 12, a Rússia lançou uma contraofensiva em Kursk, com o intuito de expulsar as tropas ucranianas que cruzaram a fronteira há pouco mais de um mês.
As autoridades de emergência da Rússia dizem que mais de 100 mil pessoas fugiram de suas casas em áreas de Kursk, onde tropas e blindados ucranianos atravessaram a fronteira em 6 de agosto, supostamente avançando até 30 quilômetros na Rússia, gerando alerta.
No fim de agosto, Rússia e Ucrânia anunciaram um troca de 230 prisioneiros - 155 de cada lado, justamente depois de o Exército da Ucrânia iniciar uma ofensiva na região russa de Kursk, que surpreendeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin. / Com Associated Press e AFP
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.