Saiba mais sobre os modelos do avião e do helicóptero envolvidos em acidente que matou 67 nos EUA

Aeronave foi criada para voos regionais; já helicóptero é um aparelho largamente utilizado pelo Exército norte-americano

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Um jato da American Airlines, um Bombardier CRJ-701 com 60 passageiros e quatro tripulantes, colidiu na noite de quarta-feira com um helicóptero UH-60 Black Hawk do Exército dos Estados Unidos durante a aproximação para pouso no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, perto de Washington, nesta quarta-feira, 29.

O acidente ocorreu sobre o rio Potomac, e as duas aeronaves caíram na água. Todas as pessoas a bordo morreram. O secretário de transportes do governo de Donald Trump, Sean Duffy, disse que o acidente era perfeitamente evitável. Confira abaixo mais detalhes do helicóptero e do avião.

Parte dos destroços é vista enquanto equipes de resgate vasculham as águas do Rio Potomac depois que um avião de passageiros que se aproximava do Aeroporto Nacional Reagan caiu no rio após colidir com um helicóptero do Exército dos EUA Foto: Andrew Caballero-reynolds/ANDREW CABALLERO-REYNOLDS

Conheça o UH-60 Black Hawk

O Black Hawk (UH-60) é um helicóptero produzido pela empresa norte-americana Sikorsky. Ele tem capacidade de transportar 11 soldados e quatro tripulantes e pode transportar até quatro toneladas. O aparelho, que é blindado, é usado como transporte tático pelo Exército dos Estados Unidos e leva tropas e carga. A fuselagem é capaz de absorver impactos e seus sistemas são redundantes.

Um dos modelos do Black Hawk, usado pelo staff da presidência dos Estados Unidos Foto: zapper/Adobe Stock

PUBLICIDADE

Segundo o site do Exército dos Estados Unidos (U.S.Army), ele possuio várias versões, desde o UH-60A original, passando pelo UH-60L, que ganhou melhorias em capacidade de peso e velocidade, e o UH-60M, que introduz um motor aprimorado e maior eficiência em velocidade e carga. Recentemente, o Exército iniciou o desenvolvimento do UH-60V, que visa modernizar a frota UH-60L com tecnologia digital.

Além de suas capacidades de transporte, o Black Hawk também desempenha um papel crucial em missões de retirada médica, quando é configurado nas versões HH-60L e HH-60M equipadas com kits de equipamentos especializados para evacuação de emergência. O aparelho é usado em vários locais do mundo, tais como Bahrein, Jordânia, México, e também no Brasil.

Conheça mais sobre o jato

A linha de jatos CRJ-700 foi projetada pela Bombardier Aerospace para voos regionais. Ele é uma evolução do seu antecessor, o CRJ-200. O desenvolvimento do novo modelo levou dez anos. Ele tem capacidade para até 70 passageiros, além de três tripulantes, autonomia de voo de 1.985 milhas náuticas (algo como 3.760 quilômetros), e voa a uma altitude de 41.000 pés (12,5 quilômetros).O peso máximo de decolagem é de 75.250 libras (34,12 toneladas).

O Bombardier CRJ-700 é um modelo de avião regional muito usado por várias empresas aéreas Foto: Markus Mainka - stock.adobe.com

Por meio de um acordo comercial finalizado em 1º de junho de 2020, a divisão CRJ da Bombardier foi vendida para a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd (MHI) por US$ 585 milhões (R$ 3,34 bilhões em valores atuais). A venda incluiu as atividades de manutenção, suporte, reforma, marketing e vendas das aeronaves CRJ, além dos serviços relacionados e rede de suporte em Montreal, Quebec, Toronto, Ontario, e centros de serviços em Bridgeport, West Virginia, e Tucson, Arizona, assim como os certificados de tipo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.