PUBLICIDADE

Susto, brincadeiras e descrença: como brasileiros reagiram ao terremoto em Portugal

Segundo o jornal português Público, este foi o maior terremoto em Portugal desde 1969

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um terremoto de magnitude 5,3 na escala de Richter em Portugal deixou brasileiros no país preocupados na madrugada desta segunda-feira, 26. O tremor ocorreu na região de Sines, no sul de Portugal, e foi sentido em cidades como Lisboa, Porto, Setúbal e em partes da Espanha e Marrocos.

PUBLICIDADE

Segundo as autoridades do país, não há registro de vítimas ou danos maiores. Apesar do terremoto ter começado no mar, também não existe o risco de um tsunami.

De acordo com jornal português Público, este foi o maior terremoto em Portugal desde 1969. Apesar de o país abrigar cerca de 400 mil brasileiros, segundo dados oficiais, a maior comunidade estrangeira no país europeu, muitos não estão acostumados com terremotos dessa magnitude por terem emigrado para Portugal nos últimos 15 anos.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa de uma inauguração de um museu em Vizeu, Portugal  Foto: Filipe Amorim/AFP

Confira como brasileiros reagiram ao terremoto em Portugal:

Na rede social Instagram, muitos brasileiros compartilharam que ficaram assustados e acordaram de madrugada por conta do terremoto. Segundo dados oficiais, o terremoto foi sentido as 5h11 no horário local (1h no horário de Brasília).

O brasileiro Landinho Portuga, que atua como influencer e agente de viagens, ressaltou que acordou durante a noite e pesquisou na internet se o tremor que ele havia sentido era de fato um terremoto.

O comediante brasileiro Felipe Wesley, que mora em Lisboa, fez graça com a situação e fingiu estar dormindo durante o terremoto.

Publicidade

Na plataforma X, muitos brasileiros estavam preocupados com seus familiares em Portugal e compartilharam vídeos de apartamentos balançando por conta do terremoto.

Assim como todos os portugueses, muitos brasileiros também acordaram de madrugada e ficaram assustados com o tremor.

O dramaturgo e escritor brasileiro Aguinaldo Silva apontou que também sentiu o terremoto em uma publicação na plataforma X.

Radicado em Lisboa, Silva afirmou que o seu prédio tremeu durante o terremoto.

A atriz brasileira Luana Piovani também ficou assustada com o terremoto e registrou o momento nas redes sociais. Segundo Luana, ela já havia presenciado um terremoto no Japão, mas não em Portugal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.