Taiwan: presidenciável sugere doação de pets para estimular aumento da população

‘Se não houver taxa de natalidade no futuro, quem cuidará dos nossos amigos peludos?’, questionou Terry Gou, bilionário que se afastou do conselho da Foxconn para concorrer a presidente

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O candidato independente à presidência de Taiwan Terry Gou sugeriu que o envelhecimento da população da nação pode ser enfrentado com pets. Segundo ele, famílias que darem a luz a crianças podem adotar cachorros e gatos de forma gratuita.

PUBLICIDADE

Taiwan tem uma das menores taxas de natalidade da Ásia. O declínio da taxa no país é um dos maiores desafios enfrentados pelo governo taiwanês, que teme pela falta de mão de obra no futuro e as possíveis consequências deste problema na economia da ilha.

Em compensação, no segundo semestre de 2020, uma pesquisa feita em Taiwan da Trendsight Research and Consulting indicou que o país tinha mais animais de estimação do que crianças com 14 anos ou menos. O relatório sugeriu que o aumento da procura por animais está diretamente relacionada com a queda de nascimentos, já que os filhotes são encarados como “filhos” por muitos pais jovens que optam por não engravidar.

Bilionário Terry Gou propôs que se um casal tivesse um filho, eles poderiam ter um animal de estimação gratuito. Foto: Bloomberg Photo / An Rong Xu

Para isso, o bilionário Terry Gou, fundador da Foxconn e que renunciou recentemente ao conselho da empresa fornecedora da Apple, propôs que se um casal tivesse um filho, eles poderiam ter um animal de estimação gratuito. Caso o casal tiver um segundo filho, receberia, da mesma forma, um segundo animal de estimação, de acordo com o Liberty Times.

Em uma visita a um templo em Taipei na sexta-feira, 1º, ele disse que visitou um abrigo de animais recentemente, o que o motivou a tentar combinar a proteção animal com o problema de natalidade. “Se não houver taxa de natalidade no futuro, quem cuidará dos nossos amigos peludos?” ele disse aos repórteres mais tarde, segundo o The Guardian.

Publicidade

Guo anunciou em 28 de agosto que concorreria como candidato independente nas eleições presidenciais de Taiwan, encerrando meses de especulação. No sábado, 2, a Foxconn emitiu um comunicado dizendo que Gou, seu ex-presidente, havia renunciado por motivos pessoais.

O bilionário perdeu nas primárias nacionalistas em 2019 e tentou novamente este ano, mas o partido escolheu o prefeito da cidade de Nova Taipei, Hou Yu-ih, como seu candidato. Na campanha presidencial anterior, ele propôs que o governo fosse responsável pelos custos de cuidados às crianças desde o nascimento até aos seis anos de idade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.