Tornado em Mississippi deixa 25 mortos; veja vídeo

Joe Biden declarou estado de emergência em Mississippi; Agência não descarta possibilidade de outro tornado

PUBLICIDADE

Por Fernanda Freire
Atualização:

MISSISSIPPI - Um tornado atingiu as cidades de Silver City e Rolling Fork no Mississippi, Estados Unidos, na noite de sexta-feira, 24. O tornado danificou casas e edifícios, destruiu árvores e derrubou linhas de energia na região. As autoridades calculam que 25 pessoas não resistiram. Na manhã de sábado, 25, quatro pessoas estavam desaparecidas, mas foram encontradas pelas equipes de busca durante a noite.

PUBLICIDADE

Segundo comunicado da Agência de Gerenciamento de Emergências do Mississippi, as 25 mortes foram registradas nos condados de Sharkey, Humphreys, Carroll e Monroe. Em sua conta oficial no Twitter, a Agência escreveu que grande parte do estado tem potencial para fortes tempestades na noite deste domingo, 26, e não descarta a possibilidade de outro tornado.

“Espere rajadas de vento prejudiciais. Tenha um plano. Conheça um lugar seguro para você. Tenha várias maneiras de receber alertas”, orientou.

Quando o tornado atingiu o estado na noite de sexta-feira, 24, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um alerta, no entanto, como o fenômeno aconteceu a noite, a probabilidade que as pessoas visualizassem a notificação e procurassem abrigo a tempo era menor, caso já estivessem dormindo.

A fotógrafa Stephanie Cox publicou em sua conta no Twitter um vídeo com registros dos danos causados pelo terremoto. É possível ver destroços bloqueando a estrada, árvores destruídas, falta de iluminação pública e veículos capotados. “Que noite selvagem, por favor, mantenha todas essas cidades em seus pensamentos”, escreveu.

Publicidade

A força do tornado nivelou casas e grandes edifícios. Roupas, eletrodomésticos e móveis ficaram sob os destroços das paredes e telhados. Dezenas de pessoas estão feridas.

Um morador da cidade de Silver City, em sua casa, após o tornado na sexta-feira, 24  Foto: Hannah Mattix/The Clarion-Ledger via AP

O estado do Mississippi montou três abrigos para receber as famílias atingidas pelo tornado. Uma força-tarefa foi formada por socorristas e voluntários, que se dedicam a levar água, alimentos e itens de higiene pessoal aos abrigos, localizados nas cidades de Rolling Fork, Belzoni e Amory. A Cruz Vermelha Americana e outras organizações sem fins lucrativos também estão oferecendo apoio nesses locais.

Força do tornado levantou telhados e destruiu paredes de casas Foto: Will Newton/Getty Images/AFP

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia de Jackson, capital do Mississippi, o tornado que atingiu Rolling Fork e Silver City foi classificado preliminarmente como EF-4, que o define como violento e extremamente raro. Os dados prévios apontam que o tornado estava no solo por 59 milhas, o equivalente a 94 quilômetros, durante cerca de 70 minutos, das 19h57 às 21h08. Sua largura máxima era de 4 mil pés, ou seja, superior a 1.219 metros.

Imagens aéreas comparam a cidade de Rolling Fork, Mississippi. A esquerda é de 13 de julho de 2020 e a da direita, foi tirada um dia depois do tornado, em 25 de março de 2023 Foto: AFP PHOTO / HANDOUT / Planet Labs PBC / NAIP

A rajada de vento máxima ainda não foi determinada, mas tornados do tipo EF-4 são capazes de rajadas entre 166 e 200 mph, de 267 e 321 quilômetros por hora. O Serviço continua reunindo informações sobre a tempestade e deve anunciar atualizações nos próximos dias.

Biden declara estado de emergência

O governador de Mississippi, Tate Reeves, declarou estado de emergência nos condados do Mississippi afetados pelas fortes tempestades de sexta-feira, 24, incluindo tornados. A declaração foi aprovada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na manhã deste domingo, 26. Com essa medida, Biden ordenou que o estado receba ajuda federal para se recuperar dos efeitos do desastre. “Faremos tudo o que pudermos para ajudar”, disse Biden em sua conta no Twitter.

Publicidade

Segundo comunicado da Casa Branca, a assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de empresas a se recuperarem dos efeitos do desastre.

Vista aérea de um bairro em Rolling Fork, no Mississippi, destruído pelo tornado Foto: CHANDAN KHANNA / AFP

A declaração também autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) a coordenar esforços de socorro e mobilizar recursos emergenciais.

Meteorologista reza durante jornal, enquanto mostra força do tornado

“Querido Jesus, por favor ajude eles. Amém”, disse Matt Laubhan, meteorologista-chefe da WTVA Weather Authority e vencedor do Emmy, enquanto falava sobre a força do tornado que atingiu o estado americano de Mississippi, na sexta-feira, 24.

No Twitter, a agência de notícias RawAlerts publicou o vídeo de Laubhan. Após se comover com as imagens que via no sistema meteorológico, Laubhan afirmou que aquele era um forte tornado e com risco de mortes. “Eu sei que vocês confiam muito em mim, mas a realidade é que esse tornado pode mudar de direção. Então, moradores de Amory (cidade localizada em Mississippi), vocês precisam estar em locais que sejam seguros”, orientou. Depois, o meteorologista se debruçou rapidamente sobre a bancada do jornal e rezou.

Publicidade

Ainda está sendo apurado por especialistas se a destruição é resultado de um tornado de longa duração ou de múltiplos tornados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.