Trump diz que agentes do FBI levaram seus passaportes na batida em sua mansão na Flórida

Relatório de itens retirados da mansão não cita documentos pessoais, que seriam apreendidos apenas se houvesse risco de fuga

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

WASHINGTON - O ex-presidente Donald Trump disse nesta segunda-feira, 15, que agentes do FBI “roubaram” seus passaportes na semana passada quando invadiram sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida – em sua mais recente alegação explosiva contra a aplicação da lei federal.

PUBLICIDADE

“Na operação do FBI em Mar-a-Lago, eles roubaram meus três passaportes (um expirado), juntamente com todo o resto”, escreveu Trump em um post no Truth Social, a rede social que fundou. “Este é um ataque a um adversário político em um nível nunca visto antes em nosso país. Terceiro Mundo!”, acrescentou.

Agentes do FBI revistaram no dia 8 a residência de Trump em Mar-a-Lago em conexão com registros que foram removidos da Casa Branca quando Trump deixou o cargo em janeiro de 2021.

Donald Trump deixa a Trump Tower, em Nova York, dois dias depois que agentes do FBI revistaram sua casa em Mar-a-Lago Palm  Foto: David 'Dee' Delgado/Reuters

Documentos divulgados na sexta-feira dizem que o Departamento de Justiça está investigando se Trump violou três leis, incluindo a Lei de Espionagem de 1917.

Publicidade

Normalmente, a apreensão dos passaportes de uma pessoa indica que as autoridades temem que ela possa fugir – ou que possa enfrentar acusações criminais que a impedem de viajar para fora dos EUA.

Inventário do que foi apreendido pelo FBI na mansão de Trump não menciona passaportes  Foto: Jim Bourg/Reuters

Um inventário do que foi retirado do resort não mencionava passaportes, mas 27 caixas – algumas com documentos confidenciais -, fotografias e uma nota manuscrita, entre outros itens./COM AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.