Trump diz que manterá política migratória para o México se for reeleito

Em entrevista a jornal mexicano, presidente afirma que a questão da imigração, o tráfico de pessoas, a segurança e o comércio continuarão sendo 'prioridade' nas relações com o país vizinho

PUBLICIDADE

Por AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manterá sua política de imigração para o México com restrições de fronteiras e limites de refúgios caso seja reeleito, de acordo com entrevista ao jornal mexicano El Universal publicada nesta sexta-feira (30). 

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Mandel Ngan/AFP

PUBLICIDADE

Para o presidente dos Estados Unidos, a questão da imigração, o tráfico de pessoas, a segurança e o comércio continuarão sendo "uma prioridade" nas relações com seu vizinho latino-americano. 

Com o México "temos um grande acordo para trabalharmos juntos e evitar que pessoas de todo o mundo usem seu grande país como colchão para entrar nos Estados Unidos", disse Trump em entrevista realizada por e-mail. 

“Com o melhor controle de nossas fronteiras, estamos avançando no combate às drogas e ao tráfico de pessoas”, acrescentou o presidente, de 74 anos, segundo tradução do jornal. 

Publicidade

Em janeiro de 2019, os dois países selaram os Protocolos de Proteção ao Migrante, que estipula que os requerentes de asilo devem esperar no México para o processamento de seus pedidos nos Estados Unidos.

Embora a migração irregular da América Central tenha sido um problema por décadas, milhares de imigrantes sem documentos começaram a marchar em caravanas em direção aos Estados Unidos desde o final de 2018, fugindo da violência e da pobreza. 

O fenômeno obrigou o México a apertar seus controles de fronteira, sob a ameaça de sanções comerciais de Washington. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.