Trump ou Kamala? ‘Estadão’ percorre EUA de ponta a ponta na eleição mais importante dos últimos anos

Reportagens especiais em sete Estados decisivos mostram que temas como a imigração, o custo da moradia, a inflação e a legalização do aborto estão no topo da preocupação dos eleitores

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A corrida presidencial nos Estados Unidos acaba nesta terça-feira, 5, a na sua última semana, e o Estadão apresenta a cobertura da disputa entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump com reportagens no formato multimídia feitas diretamente dos Estados-pêndulo que decidirão a eleição no colégio eleitoral.

PUBLICIDADE

Ao longo deste ano, os enviados especiais do Estadão Daniel Gateno, Jessica Petrovna, Luiz Raatz e Luciana Dyniewicz percorreram mais de 4 mil quilômetros entre os Estados do Texas, Geórgia e Carolina do Norte, no sul do país, e Pensilvânia, Ohio, Michigan e Minnesota, no norte. Lá, conversaram com democratas, republicanos e moradores de cidades, grandes ou pequenas, sobre o que eles esperam da eleição e do próximo presidente.

Juntos estes Estados formam quatro dos sete principais Estados-pêndulo em disputa, formam a base política dos candidatos a vice nas chapas de Trump e Kamala e estão no centro da crise migratória que atingiu o país nos últimos anos. Temas como a imigração, o custo da moradia, a inflação e a legalização do aborto estão no topo da preocupação desses eleitores.

Algumas destas reportagens você pode ler nesta página.

Estadão na Geórgia

Estadão na Carolina do Norte

Estadão em Minnesota

Estadão na Pensilvânia

Estadão no Michigan

Estadão no Texas

Infográficos

Além das reportagens especiais, o Estadão tem publicado uma série de mapas, infográficos e matérias explicativas sobre o complexo sistema de votação americano.

Vídeos

O Estadão também publica uma série de minidocumentários sobre a campanha, elaborados durante as coberturas nos Estados-pêndulo.

O primeiro é sobre a Geórgia e você pode assisti-lo aqui:

Publicidade

Outro minidocumentário mostra como vivem os eleitores em dois Estados-pêndulo, Pensilvânia e Michigan, que serão fundamentais para definir as eleições.

O Estadão também abordou a travessia de migrantes pela fronteira EUA-México, onde sequestros, roubos e extorsões, constantes nos relatos, somam-se às intempéries do clima, tornando-se a rota terrestre mais perigosa do mundo.

Podcasts

Além disso, nesta semana chega ao fim a série de podcasts Uma História Americana, que narra os principais momentos destes dois séculos e meio de aventura democrática nos Estados Unidos e qual o legado dos 11 principais presidentes do país.

Os episódios finais serão sobre as presidências de George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump.

Programa especial ao vivo

PUBLICIDADE

O Estadão também está preparando um programa especial ao vivo no canal do jornal no YouTube na noite da eleição, com a participação do enviados do jornal aos Estados Unidos, Luiz Raatz e Luciana Dyniewicz, os repórteres da Editoria de Internacional em São Paulo Daniel Gateno, Jéssica Petrovna e Carolina Marins, além dos colunistas Felipe Figueiredo, Rubens Barbosa e convidados especiais.

O programa será apresentado pelos jornalistas Roseann Kennedy, Emanuel Bonfim, Beatriz Bulla e Mariana Carneiro, a partir das 20h desta terça-feira de novembro.

Por fim, o jornal concluirá sua cobertura na noite de eleição com um acompanhamento em tempo real da apuração. Um mapa da votação será disponibilizado aos assinantes, junto com informações e análises instantâneas.

Publicidade