O tufão Kong-rey atingiu Taiwan na quinta-feira, 31, como a tempestade mais poderosa na ilha em quase três décadas, matando pelo menos duas pessoas e ferindo mais de 500, disseram as autoridades.
Escolas foram fechadas, assim como escritórios e mercados financeiros, e a tempestade obrigou a saída de milhares de pessoas, além de cancelar centenas de voos e mobilizar o exército para ajudar a lidar com a tempestade.
Kong-rey foi o tufão mais poderoso a atingir Taiwan em 28 anos, disse Gene Huang, um meteorologista da Administração Central do Clima da ilha. A tempestade se aproximou da Taiwan com ventos máximos sustentados de cerca de 202 km/h, equivalentes aos de um forte furacão de categoria 2, segundo o Centro de Aviso de Tufão Conjunto da Marinha dos EUA.
Pelo menos duas pessoas morreram e 515 ficaram feridas devido aos fortes ventos e chuvas na ilha até a manhã de sexta-feira, 1º, segundo a agência nacional de bombeiros de Taiwan. Uma mulher de 56 anos no centro de Taiwan morreu após uma árvore cair e bater no caminhão em que ela estava, e um homem de 55 anos no norte de Taiwan morreu após cair do quinto andar enquanto consertava seu telhado, disse a agência.
Leia também
Mais de 11.900 pessoas tiveram de sair de suas casas em 14 cidades e condados na ilha, de acordo com o Ministério do Interior de Taiwan.
Até a madrugada de sexta-feira, o olho de Kong-rey já havia passado pela ilha e entrado no Estreito de Taiwan. A tempestade ainda estava trazendo ventos máximos sustentados de até 111 km/h, segundo os meteorologistas.
“Meus planos estão um caos”
Avisos de chuva forte e outros fenômenos climáticos extremos até a manhã de sexta-feira foram emitidos em toda a ilha, e previa-se muita chuva par algumas áreas montanhosas. “Meus planos estão um caos”, disse Huang Shu-ting, 45 anos, enquanto colocava uma sacola de nuggets de frango congelado em uma cesta em um supermercado em Taipei na quinta-feira.
Huang disse que cancelou uma viagem para o sul de Taiwan, onde planejava visitar seu pai doente. “Felizmente, o povo taiwanês tem muita experiência em enfrentar tufões”, acrescentou Huang. “Não estou muito preocupada; a tempestade logo passará.”
Esperava-se que a maioria das escolas e locais de trabalho reabrisse na sexta-feira, de acordo com a mídia estatal de Taiwan. Os efeitos da tempestade também estavam sendo sentidos na China, onde os meteorologistas disseram que ela poderia atingir o continente na sexta-feira e trazer ventos fortes e chuva a várias cidades, incluindo Xangai, o centro financeiro do país.
Vários trajetos de trem na região do delta do rio Yangtze, no leste da China, foram suspensos na quinta-feira devido ao Kong-rey. Mais de 4.000 trabalhadores de emergência foram mobilizados para se preparar para esforços de resgate em várias províncias do sul, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.
Kong-rey atingiu Taiwan após contornar o norte das Filipinas, que foi devastado pela tempestade tropical Trami na semana passada. O governo filipino disse na quarta-feira que as duas tempestades juntas mataram pelo menos 139 pessoas e deixaram pelo menos 21 desaparecidas.
Espera-se que Kong-rey permaneça um tufão enquanto se move pelo Estreito de Taiwan e se dirige para o sul do Japão e China, onde poderia atingir o continente novamente na sexta-feira.
Pelas redes sociais, o povo taiwanês expressou preocupação de que uma tempestade tão poderosa chegasse tão tarde no ano. Embora os tufões ocorram durante todo o ano, a maioria das tempestades no Pacífico ocidental se forma de maio a outubro.
Muitos fãs de Mayday, uma popular banda pop taiwanesa, ficaram desapontados depois que ela cancelou os shows que estavam programados para sexta-feira e o fim de semana.
De acordo com Brian McNoldy, pesquisador da Universidade de Miami, o tufão mais recente equivalente a um furacão de categoria 2 ou mais forte a atingir Taiwan diretamente foi Krosa, em 6 de outubro de 2007. Essa tempestade cortou a energia de quase meio milhão de casas e interrompeu o tráfego aéreo e marítimo ao chegar à costa.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
c.2024 The New York Times Company
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.