Ucrânia diz que tropas da Coreia do Norte deixaram de combater na Rússia

Soldados de Kim Jong-un que se juntaram aos aliados russos na região de Kursk foram retirados após sofrerem pesadas baixas, de acordo com autoridades ucranianas e americanas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

A Ucrânia acredita que os militares norte-coreanos que teriam sido enviados para a região russa de Kursk “foram retirados” devido às intensas perdas infligidas pelas forças de Kiev, disse nesta sexta-feira, 31, um porta-voz militar à AFP.

PUBLICIDADE

Coreia do Sul, Ucrânia e Estados Unidos afirmam que a Coreia do Norte destacou cerca de 11 mil soldados para Kursk, na fronteira com a Ucrânia, desde outubro, a fim de apoiar Moscou a retomar o controle territorial nas áreas conquistadas por Kiev durante uma ofensiva lançada em agosto.

“Nas últimas três semanas, não vimos nem detectamos atividades ou confrontos armados com os norte-coreanos”, declarou o coronel Oleksander Kindratenko, porta-voz das forças especiais ucranianas.

Vila na região de Donetsk, Ucrânia, em meio à invasão russa. Soldados norte-coreanos foram convocados para região russa de Kursk. Foto: Genya Savilov/AFP.

“Acreditamos que foram retirados devido às fortes perdas que sofreram”, afirmou, ao ser questionado pela AFP sobre uma informação nesse sentido publicada na quinta-feira pelo New York Times, que citou fontes não identificadas dos Estados Unidos e da Ucrânia.

Publicidade

Segundo o jornal americano, não há registros de soldados norte-coreanos no front há duas semanas.

Os governos russo e norte-coreano nunca admitiram nem negaram a presença dessas tropas em Kursk.

Em dezembro, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse que cerca de 3 mil soldados norte-coreanos haviam “morrido” ou ficado “feridos” no front, enquanto Seul indicou mil baixas.

Tropas ucranianas que lutaram contra os norte-coreanos os descreveram como guerreiros ferozes. Mas a desorganização em suas fileiras e a falta de coesão com as unidades russas rapidamente aumentaram as baixas, disse um oficial ucraniano ao The New York Times.

Publicidade

Desde que chegaram ao campo de batalha, os soldados norte-coreanos foram deixados para se defenderem sozinhos , avançando com poucos veículos blindados e raramente parando para se reagrupar ou recuar, de acordo com oficiais ucranianos e tropas da linha de frente.

Autoridades dos EUA disseram ao jornal americano que a decisão de retirar as tropas norte-coreanas da linha de frente pode não ser permanente. É possível, disseram, que os norte-coreanos retornem após receber treinamento adicional ou depois que os russos inventarem novas maneiras de posicioná-los para evitar baixas tão pesadas./AFP e NYT.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.