Como os Estados Unidos conquistaram sua independência? Por que Franklin Roosevelt foi eleito quatro vezes? Que lições ficam da maneira como John F. Kennedy lidou com a crise dos mísseis?
Essas e muitas outras perguntas serão respondidas no podcast Uma História Americana, um projeto especial do Estadão sobre as eleições nos Estados Unidos, que estreia nesta terça-feira, às 18h, no site do jornal, nas principais plataformas de podcast e no YouTube.
Em dez episódios, o ouvinte mergulhará décadas e até séculos no passado para entender a formação dos Estados Unidos como país independente, suas guerras e a ascensão como superpotência.
O projeto tem como objetivo apresentar a história dos Estados Unidos ao público brasileiro e, com isso, trazer uma discussão sobre qual legado os principais presidentes do passado trazem para a democracia de hoje.
O primeiro episódio vai contar como 13 colônias se rebelaram contra a maior potência militar da época, e contra todos os prognósticos criaram uma república democrática e independente, num experimento que seria replicado em todas as Américas. O líder dessa revolução, um general chamado George Washington, acaba se tornando mesmo contra sua vontade o primeiro presidente do novo país.
Dez momentos cruciais
Se George Washington, por exemplo, criou a tradição da transição pacífica de poder, coube a Abraham Lincoln liderar e unir o país contra a ameaça de secessão, ainda no século 19.
Franklin Roosevelt apresentou o New Deal como resposta à crise de 29 e liderou os Aliados contra a ameaça nazista na 2ª Guerra. Ronald Reagan, resgatou a economia americana da estagflação dos anos 70 e conduziu junto com Mikhail Gorbachev o fim da Guerra Fria.
O projeto, idealizado pela Editoria de Internacional do Estadão e produzido em parceria com a rádio Eldorado (107,3 FM), marca uma nova fase da cobertura das eleições americanas, que contará ainda com séries de reportagens especiais sobre o embate entre Kamala Harris e Donald Trump, programas de debates em vídeo e uma cobertura muito especial na noite na noite da eleição.
Todos os capítulos
Em dez capítulos, conheceremos a história de 11 presidentes que lideraram a América em seus momentos mais definidores, do século 18 ao 21. Veja o cronograma de publicação daqui até a eleição
10 de setembro: George Washington e a Guerra de Independência Americana
17 de setembro: Abraham Lincoln e a Guerra Civil
24 de setembro: Franklin Roosevelt, a crise de 29 e a 2ª Guerra
1 de outubro: John F. Kennedy, Lyndon Johnson, o risco de guerra nuclear e os tumultuosos anos 60
8 de outubro: Richard Nixon, a China, a União Soviética e Watergate
15 de outubro: Ronald Reagan, a ascensão conservadora e o fim da Guerra Fria
22 de outubro: Bill Clinton, a globalização e a terceira via
29 de outubro: George W. Bush, o 11 de setembro e a guerra ao terror
01 de novembro: Barack Obama, a crise de 2008 e a eleição do primeiro presidente negro
05 de novembro: Donald Trump, a pandemia e a invasão do Capitólio
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.