‘Uma história americana’: ‘Estadão’ lança podcast com histórias e lições de presidentes dos EUA

Em dez episódios, o ouvinte mergulhará décadas e até séculos no passado para entender como a história dos Estados Unidos formou a democracia de hoje no país

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Como os Estados Unidos conquistaram sua independência? Por que Franklin Roosevelt foi eleito quatro vezes? Que lições ficam da maneira como John F. Kennedy lidou com a crise dos mísseis?

PUBLICIDADE

Essas e muitas outras perguntas serão respondidas no podcast Uma História Americana, um projeto especial do Estadão sobre as eleições nos Estados Unidos, que estreia nesta terça-feira, às 18h, no site do jornal, nas principais plataformas de podcast e no YouTube.

Em dez episódios, o ouvinte mergulhará décadas e até séculos no passado para entender a formação dos Estados Unidos como país independente, suas guerras e a ascensão como superpotência.

O projeto tem como objetivo apresentar a história dos Estados Unidos ao público brasileiro e, com isso, trazer uma discussão sobre qual legado os principais presidentes do passado trazem para a democracia de hoje.

Podcast Uma História Americana estreia em 10 de setembro Foto: Arte/Estadão

O primeiro episódio vai contar como 13 colônias se rebelaram contra a maior potência militar da época, e contra todos os prognósticos criaram uma república democrática e independente, num experimento que seria replicado em todas as Américas. O líder dessa revolução, um general chamado George Washington, acaba se tornando mesmo contra sua vontade o primeiro presidente do novo país.

Publicidade

Dez momentos cruciais

Se George Washington, por exemplo, criou a tradição da transição pacífica de poder, coube a Abraham Lincoln liderar e unir o país contra a ameaça de secessão, ainda no século 19.

Franklin Roosevelt apresentou o New Deal como resposta à crise de 29 e liderou os Aliados contra a ameaça nazista na 2ª Guerra. Ronald Reagan, resgatou a economia americana da estagflação dos anos 70 e conduziu junto com Mikhail Gorbachev o fim da Guerra Fria.

O projeto, idealizado pela Editoria de Internacional do Estadão e produzido em parceria com a rádio Eldorado (107,3 FM), marca uma nova fase da cobertura das eleições americanas, que contará ainda com séries de reportagens especiais sobre o embate entre Kamala Harris e Donald Trump, programas de debates em vídeo e uma cobertura muito especial na noite na noite da eleição.

Todos os capítulos

Em dez capítulos, conheceremos a história de 11 presidentes que lideraram a América em seus momentos mais definidores, do século 18 ao 21. Veja o cronograma de publicação daqui até a eleição

10 de setembro: George Washington e a Guerra de Independência Americana

Publicidade

17 de setembro: Abraham Lincoln e a Guerra Civil

24 de setembro: Franklin Roosevelt, a crise de 29 e a 2ª Guerra

1 de outubro: John F. Kennedy, Lyndon Johnson, o risco de guerra nuclear e os tumultuosos anos 60

8 de outubro: Richard Nixon, a China, a União Soviética e Watergate

15 de outubro: Ronald Reagan, a ascensão conservadora e o fim da Guerra Fria

Publicidade

22 de outubro: Bill Clinton, a globalização e a terceira via

29 de outubro: George W. Bush, o 11 de setembro e a guerra ao terror

01 de novembro: Barack Obama, a crise de 2008 e a eleição do primeiro presidente negro

05 de novembro: Donald Trump, a pandemia e a invasão do Capitólio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.