Veja minuto a minuto como acidente entre avião e helicóptero nos EUA se desenrolou

Colisão nos céus perto do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, matou todas as 67 pessoas que estavam a bordo das aeronaves

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - Não há sobreviventes entre as 67 vítimas da colisão entre o jato da American Airlines, que estavam em direção ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, e o helicóptero militar Black Hawk nos céus próximos a Washington.

PUBLICIDADE

No fim da noite desta quinta-feira, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes recuperou duas chamadas caixas-pretas do avião — um gravador de voz da cabine e um gravador de dados de voo — e as levou para análise em laboratório, disse Eric Weiss, porta-voz do conselho de segurança.

Aqui está a cronologia do acidente

18h18 (horário do leste dos EUA): O voo American Eagle 5342, operado pela PSA Airlines, decola de Wichita, no Estado do Kansas, com 60 passageiros e quatro tripulantes.

Publicidade

20h48: Cerca de 15 minutos antes do horário programado para o pouso do voo da American Airlines, a Administração Federal de Aviação (FAA) emite um alerta sobre um incidente aéreo. Isso desencadeia uma grande resposta regional, incluindo a polícia, bombeiros e autoridades aeroportuárias de Washington.

Equipes de emergência mobilizadas após acidente. Foto: Alex Brandon/Associated Press

20h58: As primeiras equipes de emergência chegam ao local e encontram destroços da aeronave no rio Potomac. As operações de resgate começam imediatamente, segundo John A. Donnelly, chefe do corpo de bombeiros da cidade, em entrevista coletiva.

Socorristas navegam pelo rio Potomac na noite de quarta-feira, 30. Foto: Alex Brandon/Associated Press

21h09: Autoridades de emergência de D.C. confirmam, em uma publicação no X, que uma pequena aeronave caiu no rio próximo ao Aeroporto Reagan.

Helicóptero ilumina o rio Potomac em operação de busca após acidente.  Foto: Alex Brandon/Associated Press

22h: A American Airlines confirma que seu voo American Eagle 5342 esteve envolvido em um acidente. Pouco depois, a FAA divulga um comunicado informando que um jato CRJ700 colidiu com um helicóptero Sikorsky H-60 enquanto se aproximava da pista 33 do Aeroporto Reagan.

Publicidade

00h06 (quinta-feira): Pete Hegseth, o novo secretário de Defesa, informa que o Exército e o Departamento de Defesa estão investigando o acidente. Anteriormente, autoridades de defesa haviam informado que o helicóptero do Exército transportava três militares.

Operação envolveu 300 socorristas.  Foto: Andrew Harnik/ Getty Images via AFP

00h53: Barcos e mergulhadores estão vasculhando a área ao redor dos destroços, segundo autoridades de Washington em entrevista coletiva. Eles não fornecem um número oficial de vítimas, mas informam que 300 socorristas estão envolvidos nas operações de busca e resgate. As baixas temperaturas da água, o vento e a pouca visibilidade estão dificultando os trabalhos.

Investigadores analisam destroços de aeronave no rio.  Foto: Kenny Holston/The New York Times

07h30: Autoridades locais e federais realizam uma entrevista coletiva no Aeroporto Reagan, onde afirmam que não acreditam que haja sobreviventes. Os esforços passam de resgate para recuperação. Até o momento, 28 corpos foram encontrados.

Autoridades americanas investigam as causas do acidente que matou 67 pessoas.  Foto: Kenny Holston/The New York Times
Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.