O presidente Joe Biden, no primeiro debate presidencial contra seu antecessor republicano Donald Trump nesta quinta-feira, 27, confundiu palavras e pareceu ter dificuldade para completar uma resposta sobre suas políticas econômicas. A idade do democrata, de 81 anos, é uma das principais preocupações entre seu eleitorado e, da mesma forma, alvo de frequentes críticas de seus opositores, que questionam sua aptidão para um segundo mandato.
Biden estava criticando Trump sobre suas políticas fiscais, que ele disse que deram aos ricos um corte de impostos e privaram o governo de receitas que ele poderia usar para melhorar sua rede de segurança.
Leia também
“Podemos ajudar a garantir que todas essas coisas que precisamos fazer, creches, cuidados com idosos, garantir que continuemos a fortalecer nosso sistema de saúde, garantindo que sejamos capazes de tornar todas as pessoas solitárias elegíveis para o que eu pude fazer com... covid, me desculpem, lidando com tudo o que temos a ver com....“, Biden disse antes de congelar por alguns segundos.
O presidente então se atrapalhou, pois estava ficando sem tempo para falar, antes de deixar escapar. “Nós finalmente vencemos o Medicare”, continuou ele. “Ele venceu o Medicare. Ele bateu até a morte”, respondeu Trump, de 78 anos.
Este foi o segundo erro da noite do democrata. Também na resposta da primeira pergunta, Biden afirmou “Criamos 15 mil novos empregos”, possivelmente querendo dizer “15 milhões de novos empregos”.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.