Três pessoas morreram e uma ficou ferida na segunda-feira, 1º, em uma avalanche em Zermatt, uma das principais estações de esqui e alpinismo da Suíça, informou na rede social X a polícia cantonal de Valais. No mesmo cantão, nesta terça-feira, 2, um helicóptero que levava esquiadores caiu, matando três pessoas.
A avalanche, que foi gravada em vídeo por testemunhas, ocorreu pouco depois das 14h (horário local, 10h emBrasília) em uma região fora da pista da estação de esqui deRiffelberg, em um dia movimentado após o feriado da Páscoa.
Leia também
Quedas fortes de neve fresca e ventos violentos levaram autoridades a alertar para um risco significativo de avalanches nas regiões alpinas do sul da Suíça. O risco era grande ontem em partes dos cantões de Grisons e Valais.
As buscas foram suspensas na noite de segunda-feira e tinham previsão de serem retornadas nesta terça-feira.
Quatorze pessoas morreram neste inverno devido a avalanches na Suíça, segundo um balanço divulgado no último dia 27 pelo Instituto de Estudo de Neve e Avalanches.
Mortes em queda de helicóptero
A pouco mais de 100 quilômetros da região onde ocorreu a avalanche, três pessoas morreram e outras três ficaram feridas nesta terça-feira, quando um helicóptero caiu na face norte de Petit Combin, uma montanha com mais de 3,6 mil metros de altura.
O acidente ocorreu quando o helicóptero, destinado a levar esquiadores experientes para áreas fora de pista, sofreu danos durante manobras perto do cume e começou a deslizar na encosta norte, por razões ainda não determinadas. O piloto, um guia de montanha e quatro clientes viajavam no veículo.
Sete helicópteros de resgate participaram das tarefas de resgate dos feridos e recuperação dos corpos, informou a polícia cantonal de Valais, onde ocorreu o acidente.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.