Vídeo: Parlamento de Taiwan tem pancadaria generalizada e deputado ‘foge’ com projeto de lei

Legisladores entraram em conflito após discordâncias sobre reformas na câmara, pelas quais a oposição quer dar ao parlamento maiores poderes de escrutínio sobre o governo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Uma briga eclodiu no Parlamento de Taiwan na sexta-feira, 17, poucos dias antes de o presidente eleito, Lai Ching-te, tomar posse - o que está agendado para esta segunda-feira, 20. Os legisladores entraram em conflito após discordâncias sobre reformas na Câmara, pelas quais a oposição quer dar ao parlamento maiores poderes de escrutínio sobre o governo.

Com socos, empurrões e pontapés, imagens da sessão mostram os políticos atacando uns aos outros enquanto rodeavam o assento do presidente da Câmara. Em dado momento do vídeo, é possível ver um legislador fugindo com o projeto de lei, na tentativa de impedir que fosse aprovado.

PUBLICIDADE

Segundo a Reuters, a confusão começou antes mesmo da votação, quando alguns legisladores gritavam e se empurraravam para fora da Câmara legislativa, antes de a ação passar para o plenário do parlamento. Um legislador que caiu e bateu a cabeça foi encaminhado para o hospital, de acordo com a agência.

A mudança em discussão inclui uma proposta controversa de criminalizar funcionários que fizerem declarações falsas no parlamento. O Partido Democrático Progressista (DPP), de Lai Ching-te, acusou a oposição de tentar forçar a aprovação das propostas de maneira inadequada, sem passar pelo processo de consulta habitual, caracterizando isso como “um abuso de poder inconstitucional”.

Publicidade

Legisladores de Taiwan discutem e trocam golpes durante sessão parlamentar em Taipei. Foto: REUTERS/Ann Wang

Embora tenha vencido as eleições e garantido um novo mandato de presidência, o DPP não conseguiu garantir a maioria absoluta no Parlamento. O Kuomintang (KMT), principal partido de oposição, tem mais assentos que o DPP, mas não suficientes para garantir uma maioria sozinho. Por isso, tem atuado com Partido Popular de Taiwan (TPP).

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.