Ouça gravação do áudio da torre de controle antes do acidente entre helicóptero e avião nos EUA

Avião de passageiros e helicóptero colidiram perto de Washington nesta quarta-feira, 29

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O aeroporto Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos, gravou o momento em que controladores de tráfego aéreo tentaram evitar a colisão de um avião de passageiros com um helicóptero perto de Washington na quarta-feira 29. Todos morreram.

A colisão aérea aconteceu por volta das 21h, quando um avião comercial, no final de um voo vindo de Wichita, Kansas, colidiu com um helicóptero militar em um exercício de treinamento, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA).

PUBLICIDADE

Poucos minutos antes do pouso, os controladores de tráfego aéreo perguntaram ao voo 5342 da American Airlines se poderia aterrissar em uma pista mais curta, e os pilotos concordaram. Os controladores liberaram o jato para pouso, e sites de rastreamento de voos mostraram a aeronave ajustando sua aproximação para a nova pista.

Menos de 30 segundos antes do acidente, um controlador de tráfego aéreo perguntou a um helicóptero se ele tinha o avião à vista. Momentos depois, o controlador fez outra chamada de rádio para o helicóptero: “PAT 25, passe atrás do CRJ”. Não houve resposta. Segundos depois, as duas aeronaves colidiram.

Publicidade

No fim da noite desta quinta-feira, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes recuperou duas chamadas caixas-pretas do avião — um gravador de voz da cabine e um gravador de dados de voo — e as levou para análise em laboratório, disse Eric Weiss, porta-voz do conselho de segurança./Com AP

Helicóptero voa perto do local do acidente do avião da American Airlines no Rio Potomac, após a colisão do avião durante a aproximação ao Aeroporto Nacional de Reagan em 30 de janeiro de 2025 Foto: y Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.