Como vivem os americanos nos Estados que podem definir as eleições nos EUA; veja o minidoc

O Estadão percorreu cidades entre a Pensilvânia e Michigan para descobrir como a corrida pela Casa Branca vem afetando os dois Estados-pêndulos dessas eleições

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Raatz
Atualização:
Correção:

ENVIADO ESPECIAL A ERIE, FILADÉLFIA E DETROIT - Dois Estados-pêndulo, Pensilvânia e Michigan, serão fundamentais para definir o próximo presidente dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Neste minidocumentário, o Estadão visitou cidades dos dois Estados que vivem um período de renascimento. O Estadão percorreu de Erie, na Pensilvânia, até a Filadélfia, para descobrir como a corrida presidencial tem afetado o Estado-pêndulo que decidiu as eleições de 2020.

Da Pensilvânia, a reportagem seguiu para Detroit, no Michigan, a cidade que ficou conhecida pela sua decadência pós desindustrialização e que hoje vê uma nova busca pelos tempos áureos.

Ruas de Media, na região metropolitana da Filadélfia, Pensilvânia: região predominantemente democrata é aposta de Kamala Harris Foto: Luiz Raatz

Em Erie a alcunha de “cinturão da ferrugem” faz jus ao cenário que se encontra na cidade. Com a desindustrialização do Estado, muitas pessoas perderam seus empregos no setor e sobraram as ferrugens do que já foi uma época áurea.

Na Filadélfia, o mudança demográfica de imigrantes italianos para cada vez mais imigrantes latinos tem transformado a paisagem da cidade.

Em Detroit, a paisagem de armazéns abandonados contrastas com parques novos que buscam resgatar a velha glória da cidade que por muito tempo foi chamada de cidade-fantasma.

Correções

A reportagem informava que a Filadélfia é a capital da Pensilvânia. A capital é a cidade de Harrisburg

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.