Vulcão Monte Ibu entra em erupção na Indonésia e projeta nuvem de fumaça quilométrica

Pessoas foram orientadas a esvaziar áreas com até 5,5 quilômetros de distância do vulcão, que chegou a ter 2 mil erupções em 2024

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O Monte Ibu, um vulcão no leste da Indonésia, entrou em erupção neste sábado, 11, expelindo lava e projetando uma nuvem de fumaça de quatro quilômetros no céu, informou a Agência Geológica Nacional.

Localizado na ilha de Halmahera, no arquipélago de Molucas, o vulcão, um dos mais ativos da Indonésia, entrou em erupção às 19h45 no horário local (às 08h45 em Brasília).

Monte Ibu projetou nuvem de fumaça de 4 quilômetros no céu. Foto: Handout/Indonesian Geological Agency/AFP

PUBLICIDADE

“A lava foi detectada a 2 quilômetros do centro da erupção”, disse Muhamad Wafid, diretor da Agência Geológica, em um comunicado.

Imagens da estação de monitoramento do vulcão mostraram uma coluna de chamas vermelhas brilhantes e uma espessa fumaça preta subindo acima da cratera. Visitantes e moradores foram instruídos a deixar uma área de 4 a 5,5 quilômetros da cratera.

Publicidade

A agência também pediu às pessoas que usassem máscaras e óculos de proteção em caso de queda de cinzas vulcânicas. De acordo com dados oficiais de 2022, a ilha de Halmahera tem mais de 700.000 habitantes.

O vasto arquipélago indonésio sofre frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua posição no “Anel de Fogo do Pacífico”. O Monte Ibu teve mais de 2 mil erupções em 2024.

No ano passado, o Monte Ruang, no norte da província de Sulawesi, entrou em erupção mais de 6 de vezes, forçando a evacuação de milhares de moradores das ilhas próximas./AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.