
O Hyundai Kona será o próximo lançamento da marca coreana no Brasil. A segunda geração do SUV híbrido estreia neste mês de abril por aqui de olho no segmento eletrificado que cresce a cada ano. Com o porte maior que o Creta, o utilitário vai concorrer entre os médios e espero algo na faixa de preço dos R$ R$ 220 mil. Vale lembrar que a Hyundai vendeu a antiga geração do Kona em 2023 por R$ 209.990.
O novo carro terá duas versões no País: Ultimate e Signature. Ambas com 141 cv de potência e 27 mkgf de torque. A força vem do motor 1.6 a gasolina com injeção direta e uma unidade elétrica abastecida por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 1,32 kWh. A transmissão é de dupla embreagem e seis marchas.

Com 4,35 metros de comprimento e 2,66 de largura, o Kona é 2 cm e 5 cm, respectivamente, maior que o Creta nestas medidas. Em relação ao Toyota Corolla Cross, o SUV é 11 cm menor no comprimento, mas ganha por 1 cm no entre-eixos.
O modelo, no entanto, chama atenção pelo design “Robocop”, com duas faixas de LED que cortam a dianteira e traseira de ponta a ponta. São luzes diurnas e de lanterna. Na frete, os faróis posição ficam abaixo, nas extremidades do para-choque, bem como atrás estão posicionadas a seta e luz de ré.

Por dentro, o novo Kona traz a mesma pegada do Ioniq 5. Em vez do logotipo da Hyundai, o volante traz quatro pontos que é a representação do “H” em braile. Outro destaque é o conjunto de telas integradas do painel de instrumentos digital e da central multimídia, ambas com 12,3 polegadas.
Há também carregador de celular por indução, conexão sem fio via Apple Carplay e Google Android Auto e ajustes elétricos no banco do motorista. Já a versão Signature incluí teto solar elétrico, bancos de couro, freio de estacionamento eletrônico e tampa do porta-malas com acionamento elétrico.

Os recursos de segurança também são um ponto alto com o chamado pacote ADAS bem completo: frenagem automática de emergência, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, assistente de permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de obstáculos. Além disso, a versão Signature adiciona câmeras de visão 360º e de monitoramento de ponto cego.
Os comentários são exclusivos para cadastrados.