Na revisão de um ano de meu Classic Spirit não foi detectada nenhuma anomalia, porém eu havia percebido um barulho estranho no motor. Um mês após a última revisão percebi que o ruído aumentou. Levei o veículo novamente à concessionária Viamar. O consultor me orientou a procurar a montadora, pois já se haviam passado alguns dias do fim da garantia. Como a aprovação demoraria 25 dias, solicitei um carro reserva. A montadora respondeu-me que não vai conceder e que devo esperar o prazo se eu quiser consertar o carro. Maurício Lopes, CAPITAL GM responde: Agendamos o retorno do veículo à concessionária para novo diagnóstico e/ou serviço. O leitor diz que após enviar a carta seu carro foi consertado e ele recebeu um veículo reserva. Volkswagen Gol NÚMERO DO MOTOR ERRADO Em 2005 comprei um Gol zero-quilômetro na Faria Veículos. Recentemente, na vistoria para renovar o seguro, descobriram que o número do motor que está no carro é diferente do que consta no Cadastro Nacional de Veículos. Não aceitaram renovar o seguro, então contatei a Faria, que pediu para a Volkswagen retificar o número do motor junto ao Detran e ao Cadastro. Mas nada ainda foi feito. Corro o risco de ter o veículo bloqueado a qualquer momento por causa dessa irregularidade. Neumar de Assis, CAPITAL VW responde: A carta-correção já foi emitida ao Detran em 28/4/2005, para as devidas correções, estando sob responsabilidade do Detran a atualização no sistema. O leitor informa que o caso ainda não foi resolvido. Ele conseguiu fazer o seguro em outra companhia. Toyota Corolla MOTOR TRAVADO O pistão do motor do meu Toyota Corolla travou. Tive de pagar R$ 8 mil pelo conserto na concessionária Shogun de Santo André. Conforme a fabricante, meu veículo está sem garantia. Como? Quando fiz a revisão dos 15 mil km (o carro estava com 16 mil km), ninguém percebeu algo errado. Quero que a Toyota assuma o erro do seu revendedor. Adauto Sanches, SANTO ANDRÉ (SP) Toyota responde: Conforme preceitos no Livreto de Garantia, o não-cumprimento do plano de manutenção preventiva requisitado acarretou na negativa do reparo em garantia. Concessionária Ford Highway SEM DOCUMENTO Comprei um Celta 2003 na Ford Highway da Brás Leme há três meses e até agora estou sem o documento. O licenciamento também está atrasado. Já gastei R$ 300 com consertos do carro (rolamento e correia dentada), pois a concessionária se recusou a arrumar, apesar de o veículo ter acabado de passar pela suposta revisão na loja. Já contatei inúmeras vezes a Highway e nunca obtenho resposta. Eles não dão a mínima importância ao cliente. É um absurdo. Luís Eduardo Furlanetto, CAPITAL Highway responde: Estamos tomando todas as providências para sanar as questões suscitadas pelo consumidor. O leitor informa que a questão ainda não foi resolvida. A concessionária teria se comprometido a dar uma resposta na primeira semana de janeiro, mas até agora o leitor está sem a documentação. Ele conta que está só com um documento vencido de 2005. Ford Focus VIAGEM PERDIDA Fiz uma pesquisa em várias concessionárias Ford para vender meu Focus Ghia 2003 e comprar um Ka XR. Ao ligar para a autorizada Frei Caneca de Guarulhos, um vendedor disse que provavelmente pagariam R$ 33 mil pelo meu carro. Ele teria de ver o veículo pessoalmente, mas informou que a variação seria pouca. Ao chegar lá, esperei 30 minutos pela avaliação final do veículo. Então o vendedor apareceu e disse estar ?chocado?, pois o avaliador queria pagar menos de R$ 28 mil. Em outras concessionárias, haviam avaliado in loco e oferecido até R$ 33 mil. A Frei Caneca tem direito de pagar o quanto quiser pelo meu carro, o que não pode é me fazer atravessar a cidade e querer embolsar R$ 5 mil quando eu já ia fechar negócio. Arthur Brito, CAPITAL Ford responde: O distribuidor Ford Frei Caneca informa que o cliente adquiriu um novo Ford. O leitor diz que comprou o novo carro na Frei Caneca de Congonhas, que pagou R$ 30 mil por seu usado. Ele ressalta que o problema foi específico com a loja de Guarulhos. Consórcio Nacional Honda MULTA DE UM CENTAVO Em setembro adquiri uma motocicleta Honda NX4 Falcon, com parcelas de R$ 463,09 a vencer todo dia 20. A prestação do dia 20 de novembro foi paga no dia 21, em razão do feriado do Dia da Consciência Negra. Entretanto, ao receber a parcela relativa ao mês de dezembro, observei que constava uma multa de R$ 0,01. Em contato com a empresa, fui informado de que a multa se referia ao pagamento da fatura anterior fora do prazo de vencimento. Argumentei dizendo que moro e trabalho na cidade de São Paulo e que no contrato não havia cláusula que me obrigasse a antecipar o pagamento em hipótese de feriado regional. A atendente disse que não seria possível retirar a multa. Esse comportamento está certo? Fabio Akira Munakata, CAPITAL Consórcio Nacional Honda responde: Informamos que não existe nenhuma irregularidade ou lesão aos direitos do consorciado, pois os procedimentos estão estritamente amparados nas regras da legislação em vigor. A diferença informada pelo cliente já foi estornada. Esclarecemos que o consórcio Nacional Honda não cobra multa ou juros para os pagamentos feitos até a data da assembléia de cada grupo.
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