Calado vence? Pesquisas sugerem que guardar boas notícias para si mesmo pode ser energizante

De acordo com cientistas, manter uma história positiva em segredo provoca a mesma sensação de estar profundamente envolvido em algo como um hobby, por exemplo

PUBLICIDADE

Por Catherine Pearson

THE NEW YORK TIMES - LIFE/STYLE - Se o seu parceiro se ajoelha para pedir sua mão em casamento ou se você recebe uma ligação com a oferta de emprego que estava desejando, sua tendência pode ser gritar isso do alto dos telhados. Mas uma nova pesquisa sugere que guardar segredos positivos para si mesmo pode ter um efeito “energizante”.

Se o seu parceiro se ajoelha para pedir você em casamento, sua inclinação pode ser gritar isso do alto dos telhados. Mas uma nova pesquisa sugere que guardar segredos positivos para si mesmo pode ter um efeito 'energizante'. Foto: Francesco Ciccolella/The New York Times

PUBLICIDADE

O estudo, publicado na edição de novembro do The Journal of Personality and Social Psychology: Attitudes and Social Cognition, incluiu cinco experimentos com um total de 2.800 participantes com idades entre 18 e 78 anos.

Em um experimento, os participantes receberam uma lista de 38 tipos de notícias pessoais positivas, como um novo romance, uma viagem iminente ou a possibilidade de quitar uma dívida. Em média, as pessoas relataram que estavam vivenciando cerca de 15 coisas dessa lista, cinco a seis das quais não haviam contado a ninguém.

Em seguida, os participantes foram designados aleatoriamente para refletir sobre uma experiência sobre a qual haviam conversado com outras pessoas ou sobre uma experiência que estavam mantendo em segredo. Aqueles que refletiram sobre as boas notícias secretas relataram que se sentiram muito mais “energizados” do que aqueles que refletiram sobre as boas notícias que já haviam compartilhado.

“Não se trata de energia no sentido de ‘acabei de tomar café’”, disse Michael Slepian, professor associado de administração da Universidade de Columbia, autor de The Secret Life of Secrets (A Vida secreta dos Segredos, em tradução livre) e pesquisador principal do estudo. Em vez disso, ele a descreveu como uma espécie de “energia psicológica”, mais parecida com a sensação que se tem quando se está profundamente envolvido em algo.

A pesquisa altera nossa compreensão da ciência dos segredos, que até agora se concentrou nos efeitos prejudiciais, disse Andreas Wismeijer, professor de psicologia da Universidade de Tilburg, na Holanda, que também estudou segredos (mas não trabalhou no novo artigo).

“Se você mantiver informações em segredo simplesmente porque quer”, disse ele, “e sua escolha refletir seus valores e convicções pessoais, este estudo mostra que isso pode ser realmente benéfico”.

Publicidade

Nem todos os segredos são criados iguais

Muitas pessoas guardam segredos porque temem as consequências negativas de compartilhá-los, disseram o Dr. Wismeijer e o Dr. Slepian, e o mal parece vir do fato de ficarem ruminando sobre eles.

Segredos negativos - como uma mentira que você está escondendo ou uma ocasião em que você violou a confiança de alguém - tendem a nos esgotar, disse o Dr. Slepian. Em um estudo anterior, ele descobriu que as pessoas que estavam preocupadas com um segredo importante julgavam as colinas mais íngremes e acreditavam que as tarefas físicas exigiam mais esforço, como se o segredo as estivesse sobrecarregando e esgotando sua energia. Os segredos negativos também foram associados à ansiedade e a problemas de relacionamento.

Os segredos positivos, entretanto, não parecem ter esse efeito. Ao contrário, as pessoas parecem animadas por eles. Um fator pode ser o fato de que as pessoas geralmente têm motivações diferentes para guardar boas notícias para si mesmas.

Em outra parte do estudo mais recente do Dr. Slepian, foi solicitado aos participantes que pensassem em um segredo sobre o qual se sentiam bem, um segredo sobre o qual se sentiam mal ou simplesmente um segredo atual. Em seguida, perguntou-se a eles se estavam intrínseca ou extrinsecamente motivados a manter o segredo, ou seja, se eram compelidos por motivos pessoais ou por forças ou consequências externas. As pessoas com segredos positivos eram muito mais propensas a relatar que estavam mantendo o silêncio por motivos internos, e não porque sentiam pressões externas. O estudo observou que a “motivação autônoma” é conhecida por contribuir para a sensação de vitalidade.

“Você se sente realmente no controle dos segredos positivos”, disse o Dr. Slepian, “e isso pode ser parte do que os torna energizantes”.

‘Saborear’ é importante

O Dr. Slepian disse que sua nova pesquisa não deve inspirar as pessoas a reter notícias positivas indefinidamente, embora os participantes do estudo tenham dito que manter um segredo positivo fazia com que se sentissem energizados, independentemente da intenção de compartilhá-lo. (Ele deu o exemplo de um hobby ou passatempo que lhe traz felicidade, mas que você não quer necessariamente discutir com os outros). (Ele deu o exemplo de um hobby ou passatempo que lhe traz felicidade, mas que você não quer necessariamente discutir com outras pessoas).

O Dr. Slepian acreditava que as descobertas se encaixavam muito bem com a pesquisa sobre “saborear”, que mostrou que apreciar os prazeres cotidianos - como o cheiro do ar quando você sai pela porta da frente - pode ajudar a trazer alegria e melhorar sua mentalidade. Reservar um tempo extra para se ocupar com um segredo feliz que você planeja revelar no futuro - como uma gravidez desejada ou uma mudança de vida empolgante - pode ter efeitos semelhantes.

Publicidade

O Dr. Slepian deu o exemplo de dar um presente a alguém. Claro, você pode escolher algo sem pensar muito e entregá-lo imediatamente. Ou você pode passar algum tempo refletindo sobre qual seria o melhor presente e imaginar a alegria da pessoa. Você pode embrulhar o presente para prolongar o sigilo, mesmo que por apenas alguns segundos a mais, e aumentar a sensação de ritual.

“Eventos positivos tendem a se misturar”, disse o Dr. Slepian. “Uma maneira de romper com isso e aproveitar as experiências positivas que todos nós temos é passar um pouco mais de tempo com elas, pensando nelas, refletindo sobre elas e aproveitando-as.”

Guardar um segredo positivo, disse ele, “é como aumentar o número de discagem para 11 nesse processo”.

The New York Times Licensing Group - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.