Uma poderosa ferramenta de inteligência artificial (IA), fácil de usar, rápida, segura e com linguagem natural, incorporada ao Adobe Acrobat, acaba de ser disponibilizada em português. A ferramenta reinventa o processamento de PDFs online e oferece novas e convenientes possibilidades aos usuários.
O AI Assistant foi projetado para aumentar a eficiência no uso do Acrobat e impulsionar a produtividade de quem interage com documentos. Por meio de uma série de recursos avançados, é possível resumir automaticamente o conteúdo dos arquivos e encontrar respostas rápidas sobre o conteúdo, realizando buscas e interagindo diretamente com o documento, independentemente de seu tamanho ou assunto, via chat da ferramenta. A novidade proporciona uma navegação simplificada, intuitiva e em linguagem natural. Além do português, outros cinco idiomas estão disponíveis.
“Para garantir que a resposta seja baseada nas informações do próprio documento, o AI Assistant mostra para o usuário o trecho exato de onde a informação foi extraída, transmitindo mais segurança e credibilidade”, explica Rodrigo Munhoz, diretor de Vendas Digitais LATAM da Adobe.
A ferramenta também oferece um resumo generativo do documento, identificando e destacando os trechos mais relevantes. No ambiente corporativo, essa funcionalidade facilita, por exemplo, o acompanhamento de reuniões, destacando o que realmente importa, bem como documentos relacionados a projetos ou trabalhos em desenvolvimento, facilitando seu compartilhamento. Dessa forma, é possível solicitar ao assistente que gere rascunhos de e-mails, cartazes ou slides de apresentações sobre o tema.
Munhoz destaca que a economia de tempo é um dos grandes benefícios trazidos pela nova ferramenta, junto à simplificação no manejo de documentos extensos. Tudo isso mantendo a privacidade e a segurança no tratamento dos arquivos. “Os usuários poderão analisar e processar o conteúdo em poucos segundos, concentrando-se em tarefas mais estratégicas”, aponta. As respostas podem ser geradas na janela de interação com a IA ou exportadas como um arquivo PDF.
Outra garantia importante no uso do AI Assistant é a total privacidade e segurança das informações, com o compromisso da Adobe de que nenhum dado será vazado ou usado para treinar a IA.
“As informações são completamente confidenciais e criptografadas de ponta a ponta no próprio software, localmente. A confidencialidade está no centro de tudo o que fazemos, e os usuários podem ficar tranquilos sabendo que seus documentos estão protegidos e sob seu controle”, reforça Munhoz. A Adobe também permite ativar ou desativar os recursos de IA do Acrobat manualmente, mantendo o controle sobre todo o histórico de uso.
A otimização da produtividade com o AI Assistant do Adobe Acrobat também é muito útil no setor da educação. Estudantes, por exemplo, podem carregar documentos de matérias e aulas, solicitando sumários, resumos e auxílio na preparação de provas. Além disso, a ferramenta é bastante útil para profissionais que precisam destrinchar documentos complexos, como manuais técnicos, ou para aqueles que estão se recolocando no mercado de trabalho, atualizando currículos. Em casos de contratos ou regras de jogos, a ferramenta facilita a compreensão dos textos.
Como acessar
Nos softwares ou aplicativos do Adobe Acrobat, para diferentes sistemas operacionais, ou diretamente no site oficial, os novos recursos em português do AI Assistant estão disponíveis via modelo de assinatura mensal, como nas demais plataformas da Adobe. Usuários que não editam PDFs, mas utilizam o Acrobat Reader, também poderão optar por assinar o serviço, utilizando os recursos no software de leitura.
O valor será de R$ 23 por mês para usuários individuais e R$ 9 mensais para estudantes e professores.
Quem já assina o Acrobat Pro poderá adicionar o novo produto. Para aqueles que não são assinantes ou desejam testar a novidade, a Adobe oferece cinco perguntas gratuitas para teste, tanto na versão completa do Acrobat quanto no Reader.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Link
Veja mais em link