Em um mundo que parece mudar ao ritmo de um tuíte, como você, seja como líder de negócios ou como indivíduo, está preparando seu caminho para o futuro? À medida que 2024 irá se desenrolar, líderes de negócios, especialmente os executivos C-level de grandes empresas na América Latina, enfrentarão o desafio de adaptar suas estratégias a um cenário em constante evolução. A integração de uma visão de longo prazo com as tecnologias emergentes é mais do que uma estratégia; é uma necessidade urgente para aqueles que buscam sucesso e realização em um mundo pós-pandêmico.
Um estudo recente da Deloitte sobre tendências globais de negócios (2023) indica que 85% das empresas líderes estão agora focadas em acelerar a transformação digital, ressaltando a importância da tecnologia na visão de futuro das empresas. Além disso, um relatório do Fórum Econômico Mundial destaca que mais de 70% dos líderes empresariais globais consideram a adaptação às mudanças climáticas como uma prioridade estratégica para os próximos anos.
No último ano, os impactos econômicos da pandemia e demais crises não apenas desafiaram nossas formas tradicionais de trabalhar e viver, mas também aceleraram a adoção de tecnologias digitais. Empresas que rapidamente se adaptaram ao trabalho remoto e integraram ferramentas de inteligência artificial (IA) e análise de dados não só sobreviveram, mas muitas vezes saíram mais fortes. São exemplos de empresas como Nubank, Netflix, Google e OpenAI e outras.
As pessoas que de alguma forma estão na liderança devem se perguntar como estão se preparando para os próximos anos. Você possui esse papel? Está aberto ao aprendizado contínuo e à adaptação, não apenas para sobreviver, mas também para prosperar? Como as recentes mudanças geopolíticas e os desafios ambientais estão sendo integrados em suas estratégias de longo prazo?
Desenvolver uma visão de longo prazo é um processo contínuo. Envolve estar atento às tendências emergentes, ouvir diferentes perspectivas e estar disposto a mudar o curso quando necessário. No mundo dos negócios, isso significa estar atento às mudanças no comportamento do consumidor, nas dinâmicas de mercado e nas inovações tecnológicas.
Enquanto navegamos para 2024, pessoas em papéis executivos e C-level devem perguntar a si mesmos: estamos prontos para liderar nossas organizações através de um futuro incerto, mas repleto de oportunidades? Agora é a hora de agir e de integrar a inovação tecnológica em nossa visão estratégica, garantindo o futuro sustentável e sucesso de longo prazo para nossas empresas e planeta.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.