EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Por dentro da rede

Opinião|Internet volta a discutir seus ‘domínios’ em reunião internacional em Istambul

O tema principal desta reunião foi tratar das providências necessárias e previsões contratuais referentes a uma nova leva de gTLD que será ofertada a interessados

PUBLICIDADE

Foto do author Demi  Getschko
Atualização:

Em Istambul houve, semana passada, a 81ª reunião da ICANN – entidade que coordena a distribuição global de nomes e números na internet. São três reuniões anuais realizadas em rodízio de regiões geográficas, e a última de cada ano é a chamada “reunião geral”. ICANN é uma instituição privada sem fins lucrativos, estabelecida na Califórnia, EUA. Tem como função técnica precípua administrar a “raíz de nomes” da internet. É nessa “raiz” que se alojam os chamados “domínios de topo”, que formam último “sobrenome” das denominações na rede.

PUBLICIDADE

Os domínios de topo se dividem em duas famílias com algumas características diferentes: a dos “domínios genéricos” (gTLD), que inclui os populares .com, .net, .org e, por iniciativa da ICANN, já ganhou a adição de mais de 2000 integrantes, e os domínios de código de país (ccTLD), que apresentam-se com duas letras e são cerca de 300: .ar, .br, .ch, .de, etc. A criação de ccTLD precede a da própria ICANN: o .br, por exemplo foi ativado em 1989, e a ICANN consolidada em 1996.

Para se financiar, a ICANN conta com contribuições, em geral voluntárias, de ccTLD e contribuições definidas em contrato com os gTLD. Assim, a criação de mais gTLD pela própria ICANN, representa também uma forma de a entidade aumentar sua receita. Um aspecto importante que diferencia gTLD de ccTLD é que, enquanto os gTLD são criados e tem sua forma de funcionar definida através de contrato com ICANN, os ccTLD são sujeitos à legislação local do país em que se encontram.

Em favor dos ccTLD pode-se adicionar que, em termos de segurança e como fonte de ataques, eles são mais seguros que os gTLD num fator médio de 5. No caso do .br, por exemplo, são aceitos apenas pedidos de registros com CPF ou CNPJ, e é sempre visível saber quem registrou determinado domínio. Como todos os domínios funcionam igualmente na rede, alguém mal-intencionado provavelmente preferirá registrar sob um gTLD que num ccTLD.

ICANN é a entidade que coordena a distribuição de nomes e números na internet no mundo inteiro Foto: tippapatt/Adobe Stock

Sendo multissetirial, a ICANN conta também com participação de representantes de governos, num “comitê assessor”, representantes da sociedade civil geral, e representantes de órgãos técnicos relacionados à rede. O tema principal desta reunião foi tratar das providências necessárias e previsões contratuais referentes a uma nova leva de gTLD que será ofertada a interessados. Certamente há muitos pontos de alerta a serem levados em conta, e todos os segmentos envolvidos expressam suas preocupações.

Publicidade

Saindo do tópico, Istambul é uma cidade bem grande, com cerca de 16 milhões de habitantes, com um legado histórico, uma vida fervilhante e se mostra muito segura aos visitantes. Istambul nasceu e foi Bizâncio por mil anos. No ano de 324, reinado de Constantino, for rebatizada Constantinopla, a Nova Roma. Mais 1600 anos se passaram até 1930, quando foi renomeada Istambul. É cheia de monumentos históricos importantes, como a Santa Sofia, construída em 537 para ser a catedral da Nova Roma, e que ainda hoje ostenta seu imponente domo e belos mosaicos. Napoleão teria dito que se o mundo fosse uma única nação, sua capital seria Constantinopla.

Opinião por Demi Getschko

É engenheiro eletricista

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.