Facebook turbina botão ‘cutucar’ após geração Z descobrir o recurso

Rede social atualizou ferramenta que tem duas décadas de existência

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Foto do author Henrique Sampaio
Atualização:

Um dos recursos mais antigos do Facebook, da era “rede social raiz”, recebeu atualizações recentemente, próximo ao aniversário de 20 anos da plataforma: o botão cutucar (poke, em inglês). Na terça-feira, 19, o Facebook anunciou que tornou mais fácil encontrar a função, que estava sumida há alguns anos, embora nunca tenha deixado de existir.

Agora, basta digitar “cutucadas” na barra de pesquisa do Facebook para encontrar a página, que também também pode ser acessada por meio do link direto. Ela mostra todo seu histórico de cutucadas na rede social, o que pode ser uma viagem de nostalgia. Além disso, a plataforma também adicionou a possibilidade de cutucar uma pessoa da sua lista de amigos quando você procura por ela na rede social.

Botão "cutucar" do Facebook, que estava escondido, voltou a se popularizar, agora entre geração Z Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo 

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O “cutucar” nunca teve uma função muito clara: basicamente, permite que você “cutuque” alguém da sua lista de amigos, sem um motivo definido. Tudo depende do contexto, indo de um simples “oi” a uma forma de flerte.

Antes um recurso usado especialmente por millenials que queriam paquerar ou manter o contato com os amigos, agora o cutucar está sendo redescoberto pela geração Z. Segundo o Facebook, essas mudanças fizeram o uso do botão cutucar ser usado 13 vezes mais do que no último mês, sendo 50% das cutucadas feitas por pessoas entre 18 e 29 anos.

O Facebook é a quinta rede social mais usada pelos adolescentes, atrás do YouTube, TikTok, Snapchat e Instagram, segundo uma pesquisa da Pew Research Center publicada em 2023.

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O botão cutucar existe desde o lançamento do Facebook em 2004 e foi criado pelo próprio Zuckerberg. Em 2012, a plataforma chegou a lançar um aplicativo à parte chamado Poke, também programado pelo CEO da Meta, similar ao Snapchat, mas que nunca chegou a se popularizar.

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