Agora o Twitter mostra quantas vezes um tuíte foi visualizado

Para Elon Musk, mudança aumenta as maneira de medir o sucesso das mensagens postadas no serviço

Foto do author Redação
Por Redação

O Twitter passou a exibir o número de vezes que um tuíte foi visualizado - o recurso chegou oficialmente para iOS e Android, mas também já pode ser encontrado na versão web do serviço.

O novo recurso aparece junto com os tradicionais botões de comentar, retuítar e curtir. Há, porém, algumas restrições: tuítes antigos e mensagens postadas na ferramenta Roda, aquela voltada para amigos próximos, não exibirão o número de visualizações.

PUBLICIDADE

Quando anunciou o recurso no começo do mês, Elon Musk, dono do Twitter, explicou que a mudança colocaria posts com texto e foto no mesmo patamar do conteúdo postado em vídeo, que já exibia o número de visualizações.

Desde então, o bilionário vem repetindo que a plataforma está “viva” - o principal argumento dele é que as pessoas comentam e curtem menos as mensagens do que de fato usam a plataforma. Por trás disso, está o desejo do empresário de mostrar a anunciantes que o Twitter tem uma grande e ativa base de usuários apesar de todas as controvérsias que cercam a nova gestão.

Depois que Musk comprou o Twitter, aumentou o temor de anunciantes que o relaxamento na moderação de conteúdo pudesse aumentar conteúdo extremista na plataforma, algo do qual as marcas tentam fugir.

A medida, porém, contraria uma tendência vista nos últimos anos nas redes sociais. Instagram e Facebook já experimentaram com a possibilidade de permitir usuários a esconderem curtidas em posts. Além disso, o YouTube passou a esconder o número de dislikes em vídeos. O principal motivo, segundo essas plataformas, era ajudar preservar a saúde mental dos usuários.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.