PUBLICIDADE

ChatGPT: conheça as ‘gírias’ da inteligência artificial

Entenda as expressões mais usadas nos últimos meses no universo de IA

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Labate
Atualização:

A chegada do ChatGPT, em 30 de novembro de 2022, fez o universo da inteligência artificial (IA) furar a bolha de pesquisadores e entusiastas. Apesar da empolgação, a popularização do assunto introduziu no cotidiano das pessoas um vocabulário bastante específico - às vezes bastante difícil de compreender nos primeiros contatos.

Para quem ainda está perdido, não é hora de se desesperar - nem de desistir. Conheça abaixo um pequeno dicionário das IAs, que apresenta o significado de uma série de expressões usadas para tratar o assunto.

Alucinação

Fenômeno que ocorre quando uma IA que gera texto trata como se fosse verdade respostas que não correspondem à realidade. A resposta inventada pode ser uma argumentação sobre um fato incorreto ou até mesmo supostas demonstrações de afeto e intimidade - neste caso, sistemas do tipo não têm sentimentos, mas demonstram parecer ter.

Bard

Robô de inteligência artificial criado pelo Google de proposta similar a do ChatGPT. Ainda em testes, o Bard promete ser capaz de responder perguntas complexas dos usuários com informações em tempo real.

Bing

Ferramenta buscadora da Microsoft, concorrente do Google. O Bing, agora, é equipado com o ChatGPT para fornecer respostas mais certeiras.

DALL-E 2

É um modelo de inteligência artificial capaz de gerar, a partir de comandos escritos, qualquer tipo de imagem. Criado pela OpenAI, startup por trás do ChatGPT, ele inspirou modelos concorrentes como Midjourney e Stable Diffusion.

Inteligência artificial generativa

Sistema capaz de criar conteúdos originais, como imagens e textos.

Publicidade

Inteligência artificial geral

É um sistema de IA altamente complexo e capaz de resolver problemas em diferentes áreas, como se fosse um ser humano. Sistemas do tipo ainda não existem - até aqui todos os sistemas de IA são considerados “narrow AI” (ou sistemas de IA limitados), que são especializados em tarefas específicas.

GPT-3/GPT-4

São os dois modelos mais atuais da inteligência artificial GPT (”Generative Pre-Trained Transformer”, em tradução livre “Transformador pré-treinado generativo”), especialista na geração de textos, e que é acoplado ao ChatGPT. Eles foram desenvolvidos pela OpenAI.

LaMDA

É um mecanismo de inteligência artificial que simula uma conversa realista e humana com seus usuários - na prática, ele é similar ao ChatGPT. A sigla significa “Language Model for Dialogue Applications” ou “Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogos”, em tradução livre. Ele foi desenvolvido pelo Google e levou um engenheiro da empresa a acreditar que a IA estava viva. Sua tecnologia alimenta o Bard.

Modelos amplos de linguagem (LLM)

Algoritmos de inteligência artificial que reconhecem, sintetizam e geram linguagem humana a partir de grandes volumes de dados baseados em texto. São exemplos de LLM o GPT-4 (OpenAI), o Bert (Google) e o T5 (HuggingFace).

OpenAI

Empresa de pesquisa em inteligência artificial fundada em 2015 por Elon Musk (que já não faz mais parte da companhia) e Sam Altman (atual CEO). Criadora do ChatGPT, do DALL-E 2 e do GPT.

Parâmetros

São as relações que um modelo de IA faz entre os dados de um LLM para que faça previsões corretas. Eles são ajustáveis durante o treinamento do modelo e influenciam diretamente a precisão das previsões. Por exemplo: para gerar texto, o ChatGPT carrega 175 bilhões de parâmetros.

Processamento de linguagem natural (NLP)

Subárea da inteligência artificial que busca fazer com que as máquinas entendam, interpretem e gerem linguagem natural de forma similar aos seres humanos. Isso é feito com o uso de algoritmos e técnicas de processamento de linguagem.

Publicidade

Rede Neural

Tipo de tecnologia de IA que imita o funcionamento do cérebro humano, capaz de aprender com exemplos. É usada para reconhecer padrões e prever resultados em diversas áreas, como reconhecimento de fala e de imagem e tradução de idiomas.

Singularidade

Ideia futurista de que a tecnologia de IA pode se tornar tão avançada que seria capaz de se autoaperfeiçoar e desenvolver uma inteligência superior à humana de forma autônoma. Na ficção científica, a ideia de singularidade costuma ser apresentada de maneira distópica, como no filme “O Exterminador do Futuro”.

Transformer

PUBLICIDADE

Técnica de inteligência artificial desenvolvida por engenheiros do Google em 2017 que ajuda a entender textos e palavras de uma forma mais “inteligente”, focando nas partes mais importantes. É usado para tarefas como tradução de idiomas, análise de sentimentos, e outros tipos de processamento de linguagem. É a tecnologia por trás de grandes LLM, como o GPT e o Bert.

* Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.