Bill Gates revela qual seria seu principal investimento se estivesse no começo da carreira

Fundador da Microsoft deu “dicas” a jovens empreendedores que estão começando no ramo da tecnologia

PUBLICIDADE

Foto do author Guilherme  Nannini
Atualização:

Em uma entrevista recente ao canal estadunidense CNBC, o empresário e fundador da Microsoft Bill Gates afirmou que, se estivesse iniciando sua carreira hoje, investiria no desenvolvimento de uma empresa de inteligência artificial (IA). Gates acredita que o setor de IA oferece um vasto campo de oportunidades em inovação e que, mesmo com ideias preliminares, seria possível levantar bilhões de dólares para lançar um novo negócio.

Gates, que se dedicou a pesquisar o setor de IA para sua nova série documental na Netflix, “O Futuro com Bill Gates”, destacou que a inteligência artificial será transformadora o suficiente para que qualquer nova startup de tecnologia considere como se encaixar nesse mercado em crescimento. No entanto, ele ressalta a importância de encontrar um nicho específico para se destacar: “Para realmente se destacar como uma pequena empresa, você tem que escolher algo que fará de forma única”.

Comparação com a Microsoft

Bill Gates é entusiasta da inteligência artificial, mas alerta para possíveis perigos Foto: Bill Gates Via Facebook

PUBLICIDADE

Gates reconhece que sua hipotética startup de IA provavelmente não teria o mesmo sucesso da Microsoft, fundada por ele em 1976. Naquela época, a crença no potencial do software era algo raro, e a empresa soube aproveitar essa oportunidade para dominar um mercado nascente. Hoje, a crença no potencial da IA é generalizada, o que torna a diferenciação um desafio ainda maior.

“Eu tive sorte que minha crença em software me tornou único”, diz Gates. “Apenas acreditar em IA, isso não é muito único. Então eu teria que desenvolver uma visão única de como você projeta sistemas de IA - algo que outras pessoas não entenderam.”

Apesar dos desafios, Gates encoraja os jovens empreendedores a explorarem as possibilidades da IA. Ele sugere que comecem pensando em como a IA poderia melhorar um negócio ou a vida cotidiana, automatizando tarefas ou gerando ideias estratégicas.

Publicidade

“Estou encorajando os jovens na Microsoft, OpenAI, onde quer que eu os encontre: ‘Ei, aqui está a fronteira’”, diz Gates. “Porque vocês estão olhando para isso de uma maneira mais fresca do que eu, e essa é a sua fantástica oportunidade.”

A visão de Gates sobre o futuro da IA

Série documental "O Futuro com Bill Gates" estreou no dia 18 de setembro na Netflix Foto: Netflix/Divulgação

Na série documental “O Futuro com Bill Gates”, o fundador da Microsoft explora o impacto da IA em diversas áreas, como saúde e educação. Ele destaca exemplos como o software Sybil, que identifica sinais de câncer de pulmão em estágio inicial com maior precisão que médicos humanos, e o Khanmigo, da Khan Academy, que auxilia professores e alunos na criação e revisão de textos.

Gates acredita que a IA tem o potencial de trazer benefícios significativos para a sociedade, mas também alerta para os desafios, como a substituição de empregos e a disseminação de desinformação. A série documental termina sem respostas definitivas, mas provoca debates importantes sobre como equilibrar os benefícios da IA com suas possíveis consequências sociais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.