Inteligências artificiais generativas são conhecidas por gerar artes ultrarrealistas em questão de segundos, mas uma nova brincadeira no X (antigo Twitter) vem mostrando que elas também conseguem reduzir o realismo para simular uma estética de gráficos de jogos do PlayStation 1.
A onda, que começou nesta quinta-feira, 21, tem sido focada na transformação das capas de álbuns de cantoras pop em capas de jogos de PS1 - com direito a texturas pixeladas, baixa poligonagem, bordas serrilhadas e, como era de se esperar, mãos bizarras com seis ou sete dedos. De repente, parece que todas as cantoras pop poderiam facilmente substituir Jill Valentine em Resident Evil ou Lara Croft em Tomb Raider. Até artistas brasileiros aparecem na trend, como Pabblo Vittar e Jão.
Veja algumas das capas geradas por IA:
Future Nostalgia, da Dua Lipa
Renaissance e Cowboy Carter, de Beyoncé
True Blue, da Madonna
Pirata, do Jão
Crash, da Charli XCX
Born to Die, da Lana Del Ray
Pablo Vittar
KiCk i, da Arca
Solar Power, da Lorde
Oil Of Every Pearl’s Un-Insides, da Sophie
Desire, I Want to Turn Into You, da Caroline Polachek
Sawayama, da Rina Sawayama
CTRL, da SZA
Night Time, My Time, da Sky Ferreira
Teve gente gerando discografias inteiras de artistas com visual de PlayStation, como a Björk e Kim Petras, que aparecem representadas com mais dedos do que polígonos:
Assim que um jovem postou em seu TikTok um tutorial de como gerar o visual PlayStation, as pessoas passaram a aplicá-lo em todo tipo de coisa, da foto manipulada de Kate Middleton à série American Horror Story:
Até que, finalmente, alguém lembrou que, muito antes das inteligências artificiais generativas, já tínhamos uma verdadeira diva pop em um jogo de PlayStation 2:
O Brasil também garantiu uma popstar com visual de Playstation muito antes da brincadeira: Sandy, que protagonizou games nos começo dos anos 2000.
Como transformar cantoras em capas de jogos de PS1
As imagens com visuais de PlayStation podem ser geradas em diferentes modelos de IA, mas as que estão sendo compartilhadas nas redes estão sendo feitas no site Replicate, que além de pouco amigável, exige login com GitHub, adição de cartão de crédito via Stripe e ainda cobra alguns centavos de dólar por cada imagem gerada, então já fica o aviso.
Assim que estiver logado e com o cartão de crédito configurado, selecione a aba “Models” e clique no botão “I just want to run models”. Na busca, digite “face” e “use face to make images”. Clique na opção “face to many”. No campo “drop a file or click to upload”, à esquerda, arraste a imagem que deseja alterar. Em seguida, no campo “Style”, selecione “Videogame”. Em seguida, adicione palavras (em inglês) no prompt, como “low poly PS1 game” e complemente no “Negative prompt” com o que você não quer ver na imagem. Feito os ajustes, clique em “run”. Aguarde alguns segundos e veja a imagem gerada no campo direito. Note que a cada geração de imagem resulta em uma cobrança, de aproximadamente US$ 0,05 dólar a cada três imagens geradas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.