Cão-robô equipado com rifle automático é usado em treinamento militar pela China; veja vídeo

Modelo pode ser controlado por soldado remotamente, como se fosse um videogame

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio

A China exibiu um cão-robô equipado com um rifle automático em exercício recente de treinamento militar no Camboja. As imagens da emissora estatal chinesa CCTV mostram dois tipos de quadrúpede: um de reconhecimento, mais leve, que se move de forma autônoma, capaz de pular e rastejar, e outro equipado com o rifle automático, controlado à distância. Veja o vídeo ao final desta matéria.

O robô de reconhecimento tem bateria localizada no abdômen, de duração de 2 a 4 horas e pesa 15 quilos. De acordo com o soldado chinês Yang Shengzhi, o androide “está equipado com um sistema de percepção grande angular 4D”. O militar diz que “ele pode fornecer transmissão em tempo real de imagens de reconhecimento para os postos de comando”.

Cão-robô usado pela China em treinamento militar Foto: CCTV/Reprodução

PUBLICIDADE

Esse tipo de robô foi usado para investigar o campo de batalha simulado, transmitindo informações sobre obstáculos do local, como cercas de arame, pneus descartados e armadilhas.

Já o outro robô, equipado com um rifle, pode ser controlado à distância por soltados, como em um videogame.

“Ele pode servir como um novo membro em nossas operações de combate urbano, substituindo nossos membros para realizar reconhecimento, identificar o inimigo e atacar o alvo”, disse o soldado Chen Wei em um vídeo da CCTV.

Publicidade

O vídeo também mostra drones equipados com rifles automáticos disparando a dezenas de metros de altura do alvo.

Conhecido como Golden Dragon 2024, o exercício militar está sendo realizado entre os dias 16 e 30 de maio, com a participação de mais de 2 mil soldados dos exércitos da China e do Camboja.

No ano passado, em novembro, a CCTV também divulgou um vídeo mostrando caninos robóticos equipados com espingardas, em um exercício envolvendo militares da China, Camboja, Tailândia, Malásia e Vietnã, realizado em território chinês.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.