O ano da tecnologia só começa quando a Consumer Electronics Show (CES) dá seu pontapé inicial em Las Vegas, nos EUA. O evento, que neste ano acontece de 7 a 10 de janeiro, é conhecido como a maior feira de tecnologia do mundo e traz as tendências do momento em dispositivos como TVs, computadores, eletrodomésticos e, claro, todo o tipo de bugiganga tech que se possa imaginar - de robôs que fazem companhia à aparelhos capazes de imprimir tatuagens no corpo.
Neste ano, o tema da feira vai continuar navegando na inteligência artificial (IA), que já esteve presente na edição do ano passado e que tem aumentado sua presença em todos os âmbitos da vida do consumidor. Mas o foco talvez seja ainda mais voltado para o motor que faz tudo acontecer na IA: o processamento.
Um sinal disso é que a atração principal da feira é uma apresentação que será feita por Jensen Huang, CEO da Nvidia, empresa responsável por mais de 80% do mercado de chips de IA que equipam tecnologias de empresas como Google, Meta e Microsoft.
Além disso, os agentes de IA, programas com capacidade de realizar tarefas de maneira autônoma, com pouca ou nenhuma supervisão humana, também devem aparecer bastante na edição de 2025 da CES embarcados em softwares e dispositivos.
Veja o que esperar da feira:
Inteligência artificial
No campo da inteligência artificial, os principais destaques do evento devem ser os produtos de agentes de IA, que colocarão os assistentes inteligentes em evidência em diversas áreas, algo que as empresas de tecnologia vêm investindo muito.
É esperado que vejamos produtos já existentes conectados à IA, como smartphones, TVs e itens domésticos, por exemplo. Em 2024, gadgets de IA foram um motivo de animação, mas não apresentaram bons resultados ao longo do ano.
A Samsung chega à CES com a campanha de “telas em todos os lugares” e anunciou que incluirá IA em sua máquina de lavar, secar e em seu forno. Já a LG, está implementando a tecnologia em seus carros para facilitar as necessidades dos condutores.
TV
Como esperado, as TVs 8K ainda não são uma realidade. Apesar de ser possível esperar algumas apresentações de dispositivos desse modelo, ainda não há mídia compatível com esse tipo de tecnologia. Ou seja, o usuário comum ainda não poderá comprar uma TV 8K.
A maior novidade para as TVs esse ano são a luz de fundo mini-LED, painéis QLED e telas brilhantes. A tendência das TVs com tela de microled deve voltar a aparecer, como nos anos anteriores. A tecnologia de microled permite que as imagens sejam mais nítidas por ter mais lâmpadas de Led no display. Isso aumenta o número de pixels por imagem, que gera vídeos com maior resolução.
Outra grande expectativa para as televisões é a evolução da integração dos aparelhos com IA. É possível esperar o desenvolvimento de anúncios inteligentes nos dispositivos, como pausar um filme e pedir à assistente de IA comprar o que você está vendo na tela.
Carros
Os carros autônomos podem ser a grande novidade da CES de 2025, mas é preciso ter noção do que é já é viável e o que ainda não é. Por exemplo, apesar da tecnologia, os carros autônomos da Waymo ainda não revolucionaram o mundo. A empresa anunciou a expansão de seus veículos para Tóquio.
O que se pode esperar é ver essa tecnologia mais integrada aos assistentes de voz, deixando o processo ainda mais autônomo para o passageiro.
Além disso, as empresas industriais vêm investindo bastante na tecnologia para facilitar processos de campo, como tratores agrícolas, por exemplo.
Sobre as empresas tradicionais do setor automobilístico, a Hyundai deve trazer a primeira tela holográfica completa de para-brisa da história, ela virá do assento do motorista até o assento do passageiro da frente. A BMW pretende apresentar sua tela Panoramic iDrive. A Honda anunciará dois protótipos de veículos elétricos Série 0.
Óculos
Apesar das grandes empresas como a Apple e a Meta preferirem fazer seus anúncios de gadgets no seu próprio tempo, é esperado que algumas empresas menores lancem acessórios virtuais, mesmo que esses itens ainda tenham um público bem nichado.
Lançamentos de headsets de realidade virtual e fones para uso específico, como para videogames e corridas, por exemplo, são lançamentos esperados. Outra novidade aguardada na CES são os óculos inteligentes com telas integradas que sejam funcionais e possam ser usados em qualquer lugar.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.