A série animada South Park, lançada em 1997, é conhecida por satirizar a sociedade dos Estados Unidos e falar de temas em alta no país americano. Atualmente em sua 26ª temporada, o seriado desferiu piadas contra o chatbot da moda no mundo da tecnologia: o ChatGPT, que usa inteligência artificial (IA) para criar qualquer tipo de texto a partir de comandos feitos pelo usuário.
O episódio, que é o quarto da temporada, foi ao ar nos EUA no dia 8 de fevereiro e, no Brasil, um mês depois, na última quarta-feira, 8 de março. O enredo gira em torno do personagem Stan, a procura do amigo Clyde para pedir ajuda em seu relacionamento com Wendy, que reclamou sobre a forma com que o namorado respondia suas mensagens.
Como conselho, Clyde diz que usa o ChatGPT para responder todas as mensagens da namorada. Em seguida, Stan segue a dica de Clyde e salva o relacionamento com Wendy — mas sem prestar atenção na conversa que tem com a garota, apenas reproduzindo as respostas da inteligência artificial automaticamente.
Leia também
Ao final do episódio, as personagens zombam da “escrita previsível” do chatbot, algo criticado por usuários da plataforma no mundo real.
O ChatGPT, criado pela empresa OpenAI, vem impressionando com suas habilidades e movimentando grandes empresas de tecnologia, que começaram a investir em criar suas próprias IAs. Além disso, mesmo ainda cometendo erros, o chatbot, através de pesquisas, provou ser capaz de passar em provas, como de capacitação médica nos EUA e até na 1ª fase da OAB.
Confira o trecho do episódio em que Stan usa o ChatGPT para responder as mensagens de sua namorada:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.