O Google acaba de anunciar novos mecanismos para o Chrome no Android e no iOS para tornar a busca pelo dispositivo móvel mais prática. De acordo com a companhia, “procurar algo no celular deve ser tão fácil como se você estivesse na frente do computador”.
Mas essas não são as únicas novidades no navegador lançadas neste ano. Na briga pela supremacia dos navegadores, que vem ganhando concorrência de novos nomes, como o Arc, o Chrome apertou o passo na chegada de novos recursos. Confira:
Ações do Chrome
Agora, o usuário terá acesso ao recurso Ações do Chrome, que permite interações diretas com negócios locais a partir dos resultados da busca realizada. Assim, ao procurar por um estabelecimento, você terá acesso a botões para fazer uma ligação, obter direções ou até ler as avaliações do local.
Embora já esteja disponível no Chrome para Android, a função chegará ao iOS somente em setembro.
Discover
Além disso, a seção “Discover” trará atualizações em tempo real acerca de placares de jogos dos times seguidos pelo usuário. A partir do menu de três pontos, é possível personalizar a seção com seus interesses.
Dessa forma, fica mais fácil acessar páginas adequadas ou relevantes para você.
Atalhos personalizados
Outra novidade é a sugestão de atalhos personalizados na barra de endereços. O recurso, já disponível, sugere ao usuário páginas com base nas expressões frequentemente digitadas.
Um exemplo fornecido pelo próprio Google é o seguinte: se a pessoa costumeiramente pesquisa “horários” para acessar o site do metrô, essa página será sugerida mais marcantemente nas buscas futuras que contenham essa palavra-chave.
Pesquisas em alta
Já disponível para Android, a função “pesquisas em alta” também chegará ao iOS. O mecanismo exibe sugestões de expressões populares abaixo da barra de endereços assim que se abre uma nova aba.
Assim, facilita-se a seleção de assuntos de interesse do usuário por meio da sugestão desses termos.
Para tablets
Os usuários de tablet também ganharam uma novidade: a barra de endereços do Chrome foi redesenhada para as telas maiores dos dispositivos. Agora, ela torna possível que o site visitado permaneça visível mesmo abaixo do menu suspenso.
Desse modo, a caixa de endereços ganha uma nova aparência, passando a incluir mais dados sem esconder completamente a página em que se navega.
Leia também
Inteligência artificial
Ainda neste ano, o Chrome teve uma nova atualização que adiciona recursos de inteligência artificial generativa ao navegador.
Algumas das funções dessa IA são a assistência de escrita (que sugere palavras e expressões para terminar a frase enquanto você digita), a organização inteligente de abas (que permite o agrupamento automático de abas relacionadas) e a personalização de temas (que possibilita a escolha de temas gerados por IA de acordo com assunto, humor ou paleta de cores).
Para carros
No começo de 2024, durante a Consumer Electronics Show (CES), principal feira de eletrônicos do mundo, o Google revelou ainda uma versão automotiva inédita do navegador. O novo recurso promete fornecer uma experiência inovadora para veículos que possuam o aplicativo do Google.
O navegador vai atuar junto com o Android Auto, fornecendo tanto opções de navegação quanto de entretenimento.
Empresas e desktops
Em abril, o Google Chrome começou a testar funções no desktop, a exemplo de um novo menu que permite a desativação de todas as extensões de uma só vez.
No mesmo mês, foi lançado o Chrome Enterprise Premium, navegador especial do Google para empresas que promete mais segurança do que a versão regular.
Leitura em voz alta
Já em junho, alguns usuários de Android receberam o recurso de leitura manual de páginas por voz. Para acioná-lo, basta clicar no menu de três pontos e selecionar “Ouvir esta página”.
Assim, é possível solicitar ao Chrome a leitura, em voz alta, de artigos e textos. O recurso é um facilitador para quem não quer ou não pode ler determinadas páginas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.