Um colecionador de videogames quebrou um recorde mundial e entrou para o Guinness World Records. Ibrahim Al-Nasser conectou 444 consoles a uma única televisão.
O homem saudita contou que teve a ideia porque comprava com frequência conversores que ajudam a plugar seus consoles antigos à TV moderna. Assim, ele chegou ao ponto em que tinha tantos cabos e aparelhos que se tornou possível ligar seus 444 consoles à televisão de modo que todos possam funcionar.
Para ajudá-lo, Al-Nasser conta com uma planilha do Excel que o guia em relação a como jogar com cada console quando todos estão conectados. Entre os plugados, estão o primeiro console de todos os tempos, o Magnavox Odyssey, e o PS5 Slim, mais recente dispositivo da Sony.
Em meio à coleção do saudita, há máquinas de jogos de arcade, computadores antigos, controles e videogames.
“Tenho muitos videogames. Depois de certo tempo, percebi que tinha uma grande pilha de consoles que não conseguia jogar. As portas de TV são limitadas e, se eu quisesse jogar, poderia desconectar o console existente ou manter tudo, adicionando mais computadores e conversores”, afirmou Ibrahim Al-Nasser em entrevista ao site do Guinness World Records.
“Incluí centenas de consoles de videogame, todos diferentes. Todos os consoles exigem uma configuração especial e gerenciamento de cabos também. Ao adicionar mais computadores, surgiu a ideia de conectar todos os consoles de jogos que tenho à TV e depois de entrar em contato com o Guinness World Records, porque esse projeto é único”.
A estrutura criada pelo fã de videogames possui 12 switches de HDMI e mais de 30 switches RCA, além de outras conexões. Segundo ele, foram usadas todas as ferramentas disponíveis para organizar os cabos e fios. “Estou muito feliz e orgulhoso de ser oficialmente um recordista”, disse.
Leia mais
O colecionador tem ainda um jogo preferido, segundo o que contou ao Guinness. “Para mim, o melhor console de jogos de todos os tempos, o número um sempre, para sempre, é o Sega Genesis”, disse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.