Conexão ruim? Saiba como escolher o local ideal para seu roteador Wi-Fi

Veja sete dicas de como melhor posicionar seu roteador Wi-Fi e evite dores de cabeça

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio
Atualização:

Em um mundo cada vez mais conectado, a qualidade do sinal Wi-Fi em nossas casas e escritórios nunca foi tão crucial. Com a crescente demanda por uma conexão estável e rápida, a colocação do roteador pode fazer toda a diferença.

Aqui estão sete dicas essenciais para escolher o lugar ideal para o seu roteador e garantir a melhor cobertura Wi-Fi possível.

Veja sete dicas de como melhor posicionar seu roteador Wi-Fi e evite dores de cabeça Foto: New Africa - stock.adobe.com

Centralize seu roteador

O Wi-Fi é transmitido para todas as direções do roteador, então o primeiro passo para uma cobertura ampla é colocá-lo em uma posição central da casa. Evite cantos e extremidades, pois isso limita o alcance do sinal para áreas desnecessárias. Se conseguir colocar o roteador em um corredor central, que dá acesso a todos os cômodos da casa, certamente você terá um bom sinal disponível em todos os ambientes, sem a necessidade de um repetidor.

Escola um lugar alto

Os roteadores Wi-Fi pensados para ambientes domésticos geralmente usam antenas omnidirecionais, que irradiam o sinal horizontalmente, mas são mais fracas verticalmente. Posicionar o roteador em um local elevado, como uma mesa, uma prateleira ou no alto de uma estante, ajuda a propagar o sinal de maneira mais uniforme. Se sua casa tiver dois andares, contudo, talvez seja melhor optar por um repetidor ou uma rede mesh (veja a última dica).

Afaste o roteador de outros dispositivos

Mantenha o roteador Wi-Fi afastado de aparelhos que possam causar interferência, como micro-ondas, geladeiras, TVs e telefones sem fio. Esses dispositivos podem operar na mesma frequência do Wi-Fi, na faixa de 2.4 GHz, e prejudicar a qualidade do sinal.

Publicidade

Evite obstáculos

Paredes, espelhos e objetos grandes de metal, como uma mesa de aço ou uma geladeira, podem obstruir, refletir ou absorver os sinais Wi-Fi. Procure um local onde o roteador tenha o menor número possível de barreiras físicas ao redor.

Faça um ajuste das antenas

Mantenha as antenas em um ângulo oblíquo em relação ao solo (ou seja, inclinado para cima ou para baixo, em vez de perpendicular ou paralelo ao chão). O ângulo recomendado é entre 45 e 60 graus. Se seu roteador tiver três antenas, você pode posicionar a antena do meio para cima.

Escolha um local seguro e longe do sol

Seu roteador precisa estar longe da água, umidade, calor e fogo. Certifique-se de que o aparelho não é exposto ao sol durante o dia, pois o calor pode superaquece-lo.

Use um sistema mesh

O sistema mesh amplia a cobertura, tem maior qualidade de sinal e dá mais estabilidade à rede Wi-Fi. Ideal para casas grandes e com dois ou mais andares, a rede mesh é formada por dois módulos que comunicam entre si para formar a rede. Ou seja, em vez de um único roteador projetando o sinal, com potenciais zonas mortas atrás de estantes e paredes, você tem dois dispositivos emitindo Wi-Fi para toda sua casa e cobrindo todas as áreas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.