O Big Brother Brasil 2023acaba nesta terça-feira, 25, em clima pouco animado. Assim como nas três últimas edições, as votações do programa foram capturadas por grupos altamente organizados nas redes sociais, o que acabou alienando o espectador casual.
PUBLICIDADE
O movimento, que lembra a ação de grupos políticos no ambiente digital nos últimos anos, é mais um exemplo de como o reality show mais popular do País ajuda a documentar o avanço da internet e de tendências digitais entre os brasileiros.
Nas primeiras edições, por exemplo, a internet tinha pouco peso no andamento do BBB - a votação era por telefone. Conforme a rede se disseminou pela população, as votações não apenas passaram a acontecer online como também pessoas “famosas” na rede passaram a ser selecionadas para participar do programa.
Nas edições mais recentes, o “Camarote” do BBB passou a contar com influenciadores digitais - isso sem contar o fenômeno Juliette, que transformou uma anônima em um fenômeno das redes. Mais recentemente, os vencedores do programa, como Arthur Maia e o vencedor da atual edição, não refletem necessariamente a popularidade no mundo offline - mas ilustram o poder da ação organizada nas redes.
Dessa maneira, é possível contar a história da internet brasileira pelas lentes do BBB. Confira.
Publicidade
BBB e redes sociais: como o programa refletiu o avanço da internet no Brasil
1 / 15BBB e redes sociais: como o programa refletiu o avanço da internet no Brasil
O começo
Nas primeiras edições do BBB, como a primeira vencida por Kleber Bambam, o peso da internet pouco decidia os rumos do jogo. Em 2003, a Pesquisa Nacion... Foto: TV Globo/Divulgação Mais
Internet discada
Em 2005, ano em que Jean Willys foi campeão, o brasileiro ainda tinha muitas dificuldades para se conectar e influenciar no jogo via redes sociais: ma... Foto: Marcos D'Paula/Agência EstadoMais
Mais conexões
Diego Alemão foi campeão em 2007, mesmo ano em que o TIC Domicílios registrou pela primeira vez que mais da metade dos lares brasileiros tinham conexã... Foto: Marcos D'Paula/Agência EstadoMais
Fórmula polêmica
Em 2008, auge do Orkut no Brasil, Rafinha levou para casa o prêmioBBB. Naquela época, o sistema de votação do programa, que atribuía pesos diferentes ... Foto: Marcos D'Paula/Estadão Mais
Primeiras celebridades da web
A edição de 2010 viu as primeiras personalidades oriundas de redes sociais a participar do programa. Serginho era popular no Fotolog, que anos antes f... Foto: Globo/Divulgação Mais
Pop (mas nem tanto)
Ainda em 2010, Tessália participou por ter um dos cinco maiores perfis do Twitter Brasil: tinha 40 mil seguidores. Outros tempos: apenas 10% das conex... Foto: TV Globo/DivulgaçãoMais
2014: o ano da influência
Um ano antes de Vanessa Mesquita (esq.) ser campeãdo BBB 14,pela primeira vez o Brasil superou a marca de mais da metade da população sendo usuária de... Foto: TV Globo/ReproduçãoMais
YouTuber
Em 2016, Maria Claúdia se inscreveu como "youtuber". Fazia sentido: osite de vídeos do Google tinha mais de 1,3 bilhão de usuários e62% dos usuários d... Foto: Reprodução/TV Globo Mais
A vez do Insta
A campeãEmilly Araújo contou com ajuda do Instagram, que registrava em janeiro daquele ano150 milhões. A internet no Brasil também evoluía: 67% já se ... Foto: Estefan Radovicz/Agência O Dia Mais
2018: Tchau, telefone!
No ano da campeã Gleici Damasceno, o BBB acabou com os votos por telefone e SMS, deixando a decisão apenas para a internet Foto: Reprodução/TV Globo
Fazia sentido
2018 foi o primeiro ano que mais da metade dos internautas brasileiros acessou a rede apenas por telefone celular: foram 56%. A aposta da TV Globo foi... Foto: Reprodução/TV Globo Mais
A era dos influenciadores
O BBB 20 trouxe influenciadores com milhões de seguidores e, com mais de 1,5 bilhão de votos,bateu recorde mundial em um dos paredões. Mesmo com duas ... Foto: Reprodução/TV GloboMais
Consolidação
Em 2021, a Globo continuou apostando em influenciadores digitais para o grupo "camarote" e trouxe Camilla de Lucas, descoberta no TikTok, Viih Tube, q... Foto: Reprodução/TV Globo Mais
Uma das maiores do Brasil
O BBB21 viu uma pessoa comum, Juliette, se tornar uma das maiores influenciadoras do Brasil após a participação no programa; um exemplo claro da impor... Foto: Reprodução Mais
O poder das redes sociais
Amanda chegou à final do BBB 23 em um roteiro muito parecido com a das três edições anteriores do programa: graças à votação organizada em redes socia... Foto: Rede Globo/ DivulgaçãoMais