Após usuários do Twitter relatarem neste sábado, 1º, problemas para usar a rede social e reclamarem da mensagem de “limite de taxa” excedido, que impossibilita novas ações, Elon Musk publicou uma mensagem para explicar que a empresa decidiu limitar a leitura de posts devido aos altos níveis de “extração de dados” e “manipulação do sistema”.
Em postagem na plataforma, Musk escreveu que a medida é “para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”. Inicialmente, os limites eram de 6 mil postagens/dia para contas verificadas, 600 postagens/dia para contas não verificadas e 300 postagens/dia para novas contas não verificadas.
No entanto, algumas horas depois, Musk aumentou o limite:
- Contas verificadas: limite de leitura de até 8 mil postagens/dia
- Contas não verificadas: limite de leitura de até 800 postagens/dia
- Novas contas não verificadas: limite de leitura de até 400 postagens/dia”
Segundo Musk, a plataforma alcançou mais um recorde de tempo de uso na semana passada. O limite de taxa é excedido quando o usuário ultrapassa o número permitido de solicitações ou ações na plataforma num período específico de tempo.
Usuários reclamaram da mudança, dizendo que ela beneficiaria só quem tem a marca azul — sinal que indica que a conta é verificada. A verificação, antes gratuita, passou a ser adquirida mediante assinatura em abril. O bilionário concluiu a aquisição do site de mídia social por US$ 44 bilhões em outubro de 2022.
Leia também
Segundo postagens na rede social, usuários receberam neste sábado a seguinte mensagem: “Infelizmente você tem limite de taxa. Aguarde alguns instantes e tente novamente”.
Musk, que também comanda a Tesla e a SpaceX, não disse quanto tempo durarão os limites temporários. Menções aos termos “RIP Twitter” e “#Twitterdown” chegaram aos trending topics. O assunto “Meu Twitter” e “Twitter Blue” também alcançou a lista de termos mais comentados na plataforma./Com Dow Jones Newswires
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.