‘Estadão’ recebe Prêmio IMPA de Jornalismo na categoria Matemática

Matéria contou como a inteligência artificial foi usada no documentário “Get Back”, dos Beatles

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O Estadão recebeu, nesta quinta-feira, 15, um dos maiores prêmios de jornalismo da área de exatas do Brasil. O Prêmio IMPA de Jornalismo, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), elegeu a reportagem “Como a inteligência artificial revelou os segredos dos Beatles”, de Bruno Romani em parceria com Marcos Muller e William Mariotto, como a vencedora na categoria Matemática.

A reportagem, publicada no Estadão em fevereiro de 2022, aborda como elementos de inteligência artificial (IA), mixagem de voz e algoritmos foram utilizados no documentário “Get Back”, disponível no Disney+. A obra, dirigida por Peter Jackson, restaurou o material captado em 1969 por Michael Lindsay-Hogg para o documentário Let It Be.

PUBLICIDADE

Parte importante do uso da IA foi na “desmixagem” dos áudios captados nos ensaios dos Beatles. O programa foi treinado para reconhecer instrumentos e vozes e conseguiu isolar os áudios de conversas dos integrantes da banda enquanto tocavam, por exemplo — na época em que foi gravado, não havia nenhuma tecnologia que pudesse fazer essa distinção.

Para a jurada Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências, a reportagem ilustrou com “emoção” a recuperação de elementos sonoros de uma das bandas mais icônicas do século 20. “A reportagem é uma sacada original e interessante sobre o uso da inteligência artificial. Usa muito bem artes e tem o elemento de interação com o usuário, com um player que permite isolar instrumentos com IA”.

Publicidade

Além de Helena, o juri foi composto por Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA; Sabine Righetti, pesquisadora do Labjor-Unicamp e fundadora da Agência Bori; e Raphael Gomide, coordenador de Comunicação do IMPA.

O Prêmio ainda contou com a categoria Divulgação Científica, que entregou a honraria para a série “As cientistas da Amazônia”, de Nádia Pontes, da Deutsche Welle.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.