O site de vídeos YouTube anunciou nesta terça-feira, 7, uma nova função: a partir da data, canais que tiverem mais de 10 mil inscritos poderão fazer transmissões ao vivo de dispositivos móveis para seus usuários. Além de ser um ataque ao Facebook, que têm canalizado a atenção de estrelas da internet com produções ao vivo, a plataforma também permitirá que criadores de conteúdo rentabilizem melhor suas transmissões ao vivo.
Segundo o YouTube, o recurso deve estar disponível para todos os canais em breve.
Além disso, o site de vídeos do Google também lançou uma nova funcionalidade dentro da plataforma. Chamada de Super Chat, ela deixa que usuários paguem para dar destaque a seus comentários dentro das transmissões de seus youtubers favoritos. "O Super Chat é como pagar por um assento da primeira fila na era digital", disse o YouTube.
Qualquer fã assistindo a um vídeo ao vivo poderá comprar mensagens de bate-papo que são realçadas em cores brilhantes e ficar no topo da janela de bate-papo por até cinco horas.
Competição. O vídeo ao vivo está se tornando um recurso altamente competitivo em plataformas sociais, com empresas concorrendo para transmitir grandes eventos esportivos e vídeos exclusivos de eventos de alto perfil, como os Oscar e Grammy.
Enquanto o YouTube começou a oferecer suporte ao streaming ao vivo em seu site desde 2011, o Facebook Live, que oferece streaming de vídeo em tempo real, foi lançado em 2015. O recurso do YouTube, porém, estava restrito a ocasiões e organizações especiais.
O Twitter começou a permitir transmissões ao vivo de seu aplicativo móvel no ano passado.
Os vídeos ao vivo terão as mesmas características que os vídeos regulares do YouTube, pois podem ser pesquisados, encontrados por meio de recomendações ou listas de reprodução e protegidos contra o uso não autorizado, disse o YouTube.
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