Gênio da matemática soluciona em uma noite problema que tirava sono de especialistas

Apelidado de “God Wei”, o professor de 30 anos recusou ser remunerado pelo serviço de criar um complexo modelo matemático por ser um problema “muito simples”

PUBLICIDADE

Por Lucas Agrela
Atualização:
Professor de matemática chinês é apelidado de "God Wei" Foto: Reprodução/YouTube

Uma equipe de seis pesquisadores da Peking University, de Pequim, todos com PhD, trabalhava havia quatro meses na criação de um modelo matemático considerado muito complexo. Mas vinha encontrando dificuldades, a precisão das respostas que o modelo gerava não era considerada satisfatória. Pediram então ajuda aWei Dongyi, um professor assistente de matemática da própria universidade. O problema foi resolvido por ele em apenas uma noite.

PUBLICIDADE

Os relatos da mídia chinesa não deixam claro qual é o problema que foi solucionado. Mas mostram a capacidade de Wei, de 30 anos, considerado um prodígio da matemática - seu apelido na universidade é "God Wei" (deus Wei, em português).

Após solucionar a questão, os pesquisadores se ofereceram para remunerá-lo pela ajuda, mas Wei se recusou, dizendo que não era necessário pagar nada por um problema tão simples. Depois da insistência da equipe, ele aceitou ter seu cartão de transporte recarregado como forma de compensação.

Wei já recebeu duas medalhas de ouro consecutivas na Olimpíada Internacional de Matemática quando ainda estava na escola e ingressou na Peking University sem fazer exame de admissão por causa do seu excepcional talento matemático.

Segundo reportagem do site de notícia local Jiupai News, Chen Dayue, reitor da Escola de Ciências Matemáticas da Universidade de Peking, disse que não é raro ou surpreendente que Wei possa resolver problemas que outras pessoas não conseguem porque ele é “inteligente e super focado em problemas de matemática”. 

Publicidade

Quando ganhou projeção na mídia internacional pela primeira vez, em 2021, Wei foi confundido com um estudante por ser jovem e usar o cabelo despenteado. 

Quem é Wei Dongyi

Muito focado nos estudos matemáticos, o professor-assistente leva um estilo de vida frugal, não liga para fama, não está nas redes sociais e é conhecido por não ser muito bom na comunicação com outras pessoas. Além disso, quando ganhou notoriedade na mídia internacional no ano passado, Dongyi ficou conhecido como o professor mais feio da universidade onde trabalha. 

Sempre com uma garrafa de plástico em mãos para tomar água, evitando o desperdício de copos plásticos, God Wei viralizou na web pela aparência antiga do recipiente, levando a campanhas na internet para dar a ele uma nova garrafinha de água.

Apesar de ter vencido diversas competições de matemática durante sua vida estudantil, suas notas em disciplinas como mandarim e inglês eram baixas, de acordo com entrevista concedida por sua mãe, que não teve nome revelado, ao site Shandong Business News, no ano passado. “Ele é basicamente um garoto comum”, disse.

Publicidade

Dongyi chegou a ser convidado a ingressar para Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como um estudante de PhD, mas recusou a proposta por não falar inglês muito bem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.