PUBLICIDADE

Fim de uma era: Google desativará rolagem infinita no desktop e nos celulares

Mudança significa o retorno dos botões ao final de cada página de pesquisa

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

Entre 2021 e 2022, o Google lançou o recurso de rolagem infinita nos resultados de sua busca, o que significava que a página de pesquisa não teria mais fim, eliminando-se os botões para as páginas seguintes. Assim, bastava deslizar ou descer a página para ver mais resultados. Agora, porém, o mecanismo de busca começou a encerrar esse recurso, retomando os botões ao fim de cada página.

A informação é do site Search Engine Land, que diz ter como fonte um porta-voz do Google. Embora a função ainda esteja disponível no Brasil, a informação é de que a rolagem infinita começou a ser aposentada nesta terça-feira, 25, na versão web. Dessa forma, o retorno das páginas numeradas já pode ser notada no desktop. Já nos celulares e tablets, a função será desativada nos próximos meses.

Rolagem infinita já foi desativada no computador e ainda o será nos celulares Foto: Andrew Kelly/Reuters

PUBLICIDADE

A partir de então, retornará o botão de “Mais resultados” aos dispositivos móveis e “Próximo” aos computadores, ao final de cada página de pesquisa.

De acordo com o porta-voz, a mudança dará mais rapidez ao mecanismo de busca, em vez de simplesmente mostrar resultados em que, muitas vezes, o usuário não está interessado. “O Google também nos contou que descobriu que carregar mais resultados automaticamente não levava a uma satisfação significativamente maior”, declara o Search Engine Land.

Ainda segundo o portal, a informação é importante para quem possui sites próprios. Isso porque, se o seu website for jogado para a página dois, ele possivelmente receberá menos cliques – e, portanto, menos tráfego – do que com a opção de rolagem contínua, já que nem todo mundo visitará a página dois do Google.

Afinal, na época em que o recurso foi lançado para dispositivos móveis, o mecanismo de busca afirmou que “a maioria das pessoas que desejam informações adicionais tende a navegar em até quatro páginas de resultados de pesquisa”. Depois disso, muitos dos sites resultantes de pesquisas ficam para trás.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.