‘Guilhotina digital’: Celebridades são bloqueadas nas redes por falas sobre guerra na Palestina

Movimento começou no Met Gala e está pedindo a seguidores que bloqueiem famosos por seus posicionamentos políticos

PUBLICIDADE

Por Elizabeth Paton (The New York Times)
Atualização:

O Blockout 2024, também conhecido como Operation Blxxxockout ou Celebrity Block Party, tem como alvo figuras de destaque que, segundo os participantes, não estão usando seus perfis e redes sociais para se manifestar sobre a guerra entre Israel e Hamas e crises humanitárias mais amplas.

Enquanto os protestos contra a guerra em Gaza aconteciam a quarteirões de distância, o Met Gala, que ocorreu no início de maio, foi praticamente desprovido de declarações políticas no tapete vermelho. O fato de os organizadores do espetáculo anual mais poderoso da moda (para o qual os ingressos custaram US$ 75 mil este ano) terem conseguido essa façanha foi surpreendente para muitos observadores.

Zendaya no Met Gala na semana passada em um vestido de alta costura. Sua imagem, combinada com fotografias de crianças palestinas, contribuiu para o movimento TikTok Foto: Amir Hamja/The New York Times

Menos de duas semanas depois, no entanto, um movimento de protesto online que cresce rapidamente está tomando forma. Pelo menos no TikTok, a plataforma de rede social que foi patrocinadora do evento do Met. Veja a seguir o que aconteceu até agora, o que os apoiadores esperam alcançar e por que tudo começou.

Como começou?

As críticas começaram em 6 de maio, quando Haley Kalil (@haleyybaylee nas redes sociais), uma influenciadora que era apresentadora do E! News antes do evento, postou um vídeo no TikTok de si mesma usando um luxuoso vestido floral no estilo do século XVIII e um cocar com áudio do filme de Sofia Coppola de 2006, “Marie Antoinette”, no qual Kirsten Dunst proclama: “Let them eat cake!” (”Deixe-os comer bolo!”).

PUBLICIDADE

O vídeo (pelo qual Haley se desculpou posteriormente e que foi excluído) foi amplamente visto, e, considerando os atuais conflitos globais e crises humanitárias, os críticos o descreveram como “surdo”. Em seguida, surgiram postagens comparando os trajes ostensivos usados pelas celebridades no tapete vermelho do Met a cenas de “Jogos Vorazes”, em que cidadãos ricos em trajes luxuosos tomam vinho e jantam enquanto assistem ao sofrimento dos distritos empobrecidos por esporte.

Publicidade

Imagens de Zendaya, atriz e copresidente do Met Gala, combinadas com fotos de crianças palestinas, incitaram as massas online. Um grito de guerra logo veio de @ladyfromtheoutside, uma criadora do TikTok que se inspirou na interpretação de Maria Antonieta feita por Haley.

“É hora de as pessoas conduzirem o que eu quero chamar de guilhotina digital - uma ‘digitina’, se preferir”, disse ela em um vídeo publicado em 8 de maio com dois milhões de visualizações. “É hora de bloquear todas as celebridades, influenciadores e socialites ricas que não estão usando seus recursos para ajudar aqueles que precisam urgentemente. Nós lhes demos suas plataformas. Chegou a hora de recuperá-las, tirar nossas visualizações, nossas curtidas, nossos comentários e nosso dinheiro.”

“Listas de bloqueio” de celebridades que mereciam ser bloqueadas foram publicadas e amplamente compartilhadas online.

O que os manifestantes da rede social querem?

O movimento é formado por apoiadores pró-palestinos que têm avaliado as ações e palavras das celebridades para decidir se elas responderam adequadamente ao conflito. Se eles não disseram nada ou não disseram o suficiente, o movimento pede que aqueles que apoiam Gaza bloqueiem essa celebridade nas redes sociais.

O que constitui uma ação suficiente por parte da pessoa famosa - seja um pedido de cessar-fogo, doações para instituições de caridade ou declarações - parece não estar claro e pode variar de celebridade para celebridade.

Publicidade

Haley Kalil, a influenciadora cuja postagem no TikTok sobre o Met Gala reproduziu Maria Antonieta, deixou o Mark Hotel para o evento Foto: Cj Rivera/Invision/AP

Qual é o objetivo do bloqueio de celebridades?

Os defensores do “bloqueio” argumentam que ele é importante porque as marcas analisam os dados sobre os seguidores e o envolvimento de influenciadores e celebridades nas redes sociais antes de escolher se querem trabalhar com eles para promover um produto.

Bloquear alguém nas redes sociais significa que você não verá mais nenhuma publicação das contas dessa pessoa e dará ao bloqueador mais controle sobre quem tem acesso às suas próprias atualizações e informações pessoais. Isso pode ter um impacto maior do que deixar de seguir a conta de uma celebridade, pois muitos negócios de produtos prosperam com anúncios direcionados e visualizações que podem se acumular mesmo que um usuário simplesmente veja uma publicação, sem curti-la ou compartilhá-la.

Se um número suficiente de pessoas bloquear um criador de conteúdo, isso poderá reduzir a capacidade do criador de ganhar dinheiro. Além disso, os adeptos desse pensamento dizem: por que seguir alguém cujos valores não se alinham aos seus?

Quem são os principais alvos?

Participantes com um grande número de seguidores, como Zendaya, Kim Kardashian e Kylie Jenner, estão no topo da lista de corte, mas o mesmo aconteceu com as celebridades que não compareceram ao baile de gala deste ano, incluindo Justin Bieber, Taylor Swift e Selena Gomez.

A Vogue, que, de acordo com o Puck News, publicou 570 matérias sobre o Met Gala em suas plataformas e registrou mais de um bilhão de visualizações de vídeos sobre o conteúdo da noite, também foi alvo por causa de seus vínculos com o evento.

Publicidade

“O Met Gala é, de longe, a maior fonte de renda da Vogue”, disse Elaina Bell, ex-funcionária da Vogue, em uma publicação no TikTok com 850 mil visualizações. Ela explicou que o evento vendia patrocínios “com base nos dados de eventos anteriores”, acrescentando: “a forma como o Met Gala é visto é muito importante para o resultado final da Vogue, especificamente, mas também para a Condé Nast”.

E não houve algum alarde sobre o tema?

Manifestantes na rua durante o Met Gala em 6 de maio Foto: Karsten Moran/The New York Times

Isso certamente levantou algumas sobrancelhas. O código de vestimenta era “The Garden of Time”, inspirado no conto homônimo de J.G. Ballard. Trata-se de um conto alegórico sobre um casal aristocrático isolado em sua propriedade de beleza em declínio, assediado por uma enorme multidão que se prepara para invadir e destruir o espaço. Um tanto quanto óbvio.

Há críticos do movimento?

Sim. Algumas publicações dizem que o bloqueio é um exemplo negativo da “cultura do cancelamento”. Outros sugerem que, assim como outros movimentos liderados pelas redes sociais, trata-se de uma postura digital que gera poucas mudanças significativas.

Alguns argumentam que as celebridades não têm o dever (ou a consciência) de se manifestar sobre questões geopolíticas complicadas e questionam por que é importante o que as pessoas famosas pensam sobre essas questões. Outros acham que o movimento obscureceu os parâmetros, já que algumas celebridades de destaque, como Jennifer Lopez e Billie Eilish, já demonstraram apoio a um cessar-fogo em Gaza, mas estão sendo punidas por não se manifestarem agora.

Então, o que aconteceu até agora?

Várias estrelas das listas de bloqueio amplamente divulgadas, incluindo Lizzo e o influenciador Chris Olsen, publicaram seus primeiros vídeos públicos pedindo aos seguidores que fizessem doações para apoiar organizações de ajuda aos palestinos. Os apoiadores do bloqueio também trabalharam para “impulsionar” celebridades que falaram recentemente sobre o conflito, como Macklemore, Dua Lipa e The Weeknd.

Publicidade

De acordo com as métricas da empresa de análise Social Blade, muitos nomes nas listas de bloqueio perderam dezenas ou centenas de milhares de seguidores por dia desde o início da “digitina”. Mas as alegações obscuras de que estrelas como Kim Kardashian perderam milhões de seguidores não têm fundamento.

O que acontecerá agora?

Será que mais estrelas famosas começarão a se manifestar no tapete vermelho como resultado das listas? Ainda é muito cedo para saber. Mas para os usuários frequentes do TikTok, a aura da marca do Met Gala está sendo profundamente alterada. E, embora os boicotes liderados pelas mídias sociais não sejam, de forma alguma, inéditos, esse último movimento é um exemplo claro do poder crescente dos criadores de redistribuir ou até mesmo transformar em armas as plataformas que são os pilares de um sistema moderno centrado em celebridades - e capitalista.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.