Nesta segunda-feira, 1, o Gmail comemora 20 anos com 1,8 bilhão de contas ativas, o que faz dele o serviço de e-mail mais popular do mundo.
Durante seu desenvolvimento, os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, seguiam a tradição de realizar pegadinhas no dia da mentira, como a abertura de uma vaga de emprego na Lua. Então quando o Gmail foi anunciado, no dia 1ª de abril de 2004, oferecendo um gigabyte gratuito de armazenamento, centenas de vezes mais espaço do que os serviços concorrentes do Yahoo e Microsoft, o público ficou incrédulo, acreditando se tratar de mais uma brincadeira do dia da mentira.
Naquele momento, era comum que serviços de e-mail oferecessem aproximadamente 5 megabyte de espaço, ou seja, 200 vezes menos que o Gmail. Hoje, o serviço oferece 15 gigabytes gratuitos por conta, compartilhado com Google Photos e Google Drive.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, leitores começaram a telefonar e avisar o veículo por e-mail de que eles haviam caído em uma pegadinha com a notícia sobre o lançamento do serviço, tamanha era a incredulidade do público com o anúncio do Google.
Em um comunicado de imprensa, o Google anunciou o Gmail como uma alternativa à precariedade dos serviços de e-mail do período, com a ideia de que os usuários nunca mais precisariam deletar uma mensagem ou quebrar a cabeça para encontrar um e-mail antigo. Serviços concorrentes, como Yahoo e Microsoft, conseguiam armazenar até 60 e-mails de uma vez, aproximadamente, obrigando o usuário a apagar mensagens antigas. O Gmail aumentou esse limite para aproximadamente 13,5 mil e-mails, o que eliminou a necessidade constante de manutenção da caixa de entrada.
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Fazendo uso da ferramenta de busca proprietária do Google, o Gmail também era capaz de encontrar mensagens antigas com uma precisão e velocidade inéditos, quando comparado aos serviços disponíveis na época. Além disso, ele automaticamente organizava e-mails individuais em “conversas”, facilitando a leitura, e separava automaticamente as mensagens de spam em uma pasta.
As propagandas que hoje “invadem” a caixa de entrada do serviço já era um problema no começo do Gmail, com links patrocinados conforme os assuntos das mensagens. O modelo de publicidade, contudo, era o que viabilizava a gratuidade do serviço, segundo o Google.
A partir do dia 1ª de abril de 2004, a versão de teste do Gmail foi disponibilizada para um pequeno número de usuários, que podiam convidar mais pessoas a utilizarem o serviço – modelo usado também no Orkut. O sistema, no início, tinha capacidade para apenas 10 mil usuários. A escassez fez com que contas de Gmail chegassem a ser vendidas por US$ 250 no eBay.
Conforme o Google disponibilizou novos servidores ao serviço, a companhia passou a aceitar livremente novos usuários a partir de 14 de fevereiro de 2007, no dia dos namorados nos EUA.
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