A bilionária Mackenzie Scott doou cerca de R$ 40 milhões para a operação brasileira da ONG Plan International, que trabalha em prol do direito de crianças carentes em diversas comunidades do País. A doação, voltada para o braço brasileiro da organização, foi anunciada nesta terça-feira, 30.
A Plan International Brasil atua no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo e está no país há 26 anos. Entre as atividades, a instituição desenvolve projetos para auxiliar crianças, principalmente meninas, a enfrentar situações de vulnerabilidade e prevenir violência de gênero.
“Foi uma alegria imensa receber a doação de Mackenzie Scott para a Plan International Brasil. É um orgulho para nós e temos consciência da enorme responsabilidade que uma doação nesse volume nos traz. Neste momento, estamos planejando as ações que serão realizadas nos próximos anos com o recurso financeiro recebido”, afirma Cynthia Betti, diretora executiva da Plan International Brasil, em uma publicação no site da instituição.
Uma das mulheres mais ricas do mundo, Mackenzie foi casada com Jeff Bezos, fundador da Amazon, até 2019, quando se divorciou do também bilionário. Sua fortuna consiste em grande parte de ações da gigante do varejo, da qual ficou com cerca de 4% após a separação.
Essa não é a primeira vez que a bilionária faz doações para instituições no Brasil. Em março de 2022, a filantropa anunciou uma doação para 15 entidades brasileiras: Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Casa Socioambiental, Fundo Baobá, Instituto Sou da Paz, Fundo ELAS, Gerando Falcões, Instituto Rodrigo Mendes, Nossas, Instituto Dara, Redes da Maré, Politize, Vetor Brasil, Conectas Direitos Humanos, Projeto Saúde e Alegria e BrazilFoundation.
Até então, o valor já doado por Mackenzie representava cerca de seis vezes a soma de fundos para caridade de Bezos. A filantropa ainda assinou um compromisso de doar 50% de todo seu patrimônio em vida e já somou mais de US$ 17,3 bilhões em doações.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.