Melhor que ChatGPT e Gemini? Novo chatbot da Anthropic quer bater rivais famosos

A IA é capaz de funcionar com o dobro de velocidade que a versão anterior, afirma a empresa

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

A Anthropic apresentou, nesta sexta-feira, 21, a mais nova versão de seu modelo de inteligência artificial generativa. Trata-se do Claude 3.5 Sonnet, IA que promete operar até duas vezes mais rápido do que o Claude 3 Opus, versão do modelo anterior.

O modelo foi aperfeiçoado em termos de codificação, compreensão e raciocínio. Assim, aspectos como o humor e o entendimento de instruções específicas foram melhorados.

Acaba de ser lançada a mais nova versão do Claude, da Anthropic Foto: Reprodução/Anthropic

PUBLICIDADE

De acordo com a Anthropic, o Claude 3.5 Sonnet evoluiu em sua capacidade de produzir conteúdo de alta qualidade usando linguagem natural. Alguns dados sugerem que o modelo pode ser superior ao Gemini 1.5 Pro, do Google, e ao GPT-4, da OpenAI, em determinados sentidos, como cálculos matemáticos e análise de dados.

Em uma avaliação interna, a empresa afirmou que o novo modelo de IA foi capaz de resolver 64% dos bugs de um código de programação, enquanto seu predecessor batia 38%. Ele também consegue escrever e executar códigos de modo independente.

Publicidade

Entre as funções do modelo, estão ainda a transcrição textual, a escrita e tradução de código, a realização de fluxos de trabalho em etapas, a interpretação de dados (incluindo gráficos e tabelas) e a habilidade de escrever de modo mais parecido com a linguagem natural humana, inclusive com maior proficiência em compreender o tom humorístico.

O Claude 3.5 Sonnet está disponível via web e iOS, sendo acessível também a desenvolvedores. No entanto, ele ainda não foi disponibilizado a algumas regiões, e não pode ser acessado do Brasil – ao menos por enquanto.

Também foi introduzido o Artifacts, mecanismo que permite que usuários interajam diretamente com a resposta fornecida pelo Claude 3.5 Sonnet. Desse modo, o internauta pode editar peças de design dentro do próprio aplicativo, sem precisar lançar mão de editores externos.

Além disso, a ferramenta deixa o usuário visualizar os conteúdos fabricados pela IA em tempo real. Dessa maneira, ao se fornecer o prompt para que o Claude 3.5 Sonnet produza documentos de texto, estes surgirão em uma janela ao lado da conversa.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.