Microsoft demite área de diversidade: ‘Não é mais crítica para os negócios’

Companhia reafirmou o compromisso com a diversidade, dizendo que segue firme ‘priorizando a responsabilização e o foco nesse trabalho’

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

A Microsoft demitiu sua equipe de diversidade, equidade e inclusão. Segundo o site Business Insider, a decisão foi comunicada por meio de um e-mail, em que a companhia afirmou que foi motivada por “mudanças nas necessidades de negócios”, salientando que o tema “não é mais crítico para os negócios como era em 2020″.

Como resultado, um dos líderes de equipe da Microsoft criticou a empresa por uma suposta falta de investimento nessa área. Um e-mail foi enviado por esse líder a milhares de funcionários.

Microsoft demitiu equipe de diversidade, equidade e inclusão Foto: dvoevnore /Adobe St

PUBLICIDADE

Por enquanto, não está claro quantas pessoas foram demitidas. O Estadão procurou a empresa para saber se os cortes afetaram funcionários brasileiros, mas não teve resposta até o momento.

O Business Insider afirma que os cortes tiveram início no primeiro dia de julho. Depois da repercussão do caso, Jeff Jones, porta-voz da Microsoft, reafirmou o compromisso da companhia com a diversidade, dizendo que segue firme “priorizando a responsabilização e o foco nesse trabalho”.

Publicidade

Outras empresas atraíram atenção por demitir funcionários ligados a equipes de diversidade e inclusão. É o caso do Google e da Meta, por exemplo, de acordo com a CNBC.

Vale lembrar que grande parte dos compromissos assumidos por essas empresas aconteceram próximo ao ano de 2020, ápice do Black Lives Matter e de outros movimentos do tipo. À época, manifestações sociais exigiam condutas mais alinhadas ao zelo pela diversidade dentro de empresas, o que acabou por afetar inclusive as big techs.

Foi em 2020 que a Microsoft se comprometeu a dobrar o número de líderes negros dentro da empresa até 2025. Ainda não há dados sobre o progresso feito pela companhia nesse sentido, informa o Business Insider.

A Microsoft é conhecida por cortar funcionários por volta dessa época do ano, ao fim de seu ano fiscal. No ano passado, a empresa anunciou planos de demitir 10 mil empregados nos primeiros meses de 2023. Desde então, novas demissões foram anunciadas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.